Notícias

“70 cêntimos para a Cultura”

O objectivo da campanha “70 cêntimos para a Cultura” é tentar obter um melhor orçamento da União Europeia para a cultura para o período 2007-2013. Não há tempo a perder…

70 cêntimos para a Cultura


A Fundação Europeia da Cultura cujo Comité Nacional português tem sede no Centro Nacional de Cultura e o Fórum Europeu para as Artes e o Património – EFAH, de que o CNC é membro fundador, estão a lançar uma campanha intitulada “70 cêntimos para a cultura”.


O objectivo desta campanha é tentar obter um melhor orçamento da União Europeia para a cultura para o período 2007-2013.


Não há tempo a perder. 2005 será um ano crucial para determinar o próximo orçamento multi-anual da União Europeia e os recursos para o novo programa-quadro para a cultura – o sucessor do Cultura 2000.
O programa actual é de aproximadamente 7 cêntimos por cidadão por ano. A nova proposta para Cultura 2007 é de 408 milhões de euros para 7 anos, equivalente a 13 cêntimos por cidadão por ano. Mesmo assim, seria um aumento insuficiente. Pelo que, com um custo de apenas 70 cêntimos por cidadão por ano, o programa Cultura 2007 teria um orçamento de maior relevo, de 315 milhões de euros.


Campanha lançada oficialmente no dia 15 de Março de 2005, no Parlamento Europeu em Bruxelas, juntando artistas, representantes das Instituições Europeias, o mundo empresarial e meios de comunicação social.


 


 

Subscreva a nossa newsletter