Portugal e o Mundo - O Futuro do Passado

2. Timor Lorosae

Ana Gomes, Paulo Castro Seixas, José Manuel Garcia

O CNC organizou a primeira “embaixada civil de portugueses” à Indonésia na Páscoa de 2001, logo que as condições políticas o permitiram. Percorreu várias ilhas, em busca de memórias portuguesas que abundam nessas paragens. Na mesma ocasião visitámos Timor Lorosae à beira da sua independência.
No curto tempo de que disposémos, o grupo percorreu o território em todas as direções, para sentir o pulsar do Timor que nasce, construído sobre os restos da presença portuguesa anterior a 1975 e sobre os contributos atuais de centenas de cooperantes civis de várias origens, de governos “doadores” – com destaque para o de Portugal -, sob a coordenação administrante das Nações Unidas, e o apoio de regimentos de várias nacionalidades.
Não existindo nenhum levantamento sistemático do património de Timor, o presente Guia apenas representa o primeiro passo nesse sentido. Ele baseia-se em informações recolhidas durante a visita do CNC, reforçadas pelo contributo do sociólogo Paulo Castro Seixas que desenvolve atualmente trabalho de campo em Dili. 
Este é o número 2 da série de Guias “Portugal e o Mundo – O Futuro do Passado” que se segue ao volume sobre a Indonésia e conta com o apoio da Agência Portuguesa de Apoio ao Desenvolvimento e o patrocínio do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Banco de Portugal.

Edição: Centro Nacional de Cultura
Apoio: Agência Portuguesa de Apoio ao Desenvolvimento e do Banco de Portugal
Maio 2002

À venda no CNC.
Possibilidade de envio à cobrança (acresce portes de envio).
Para mais informações: droquette@cnc.pt 

PVP: 14,50€
SÓCIOS: 13,50€ 

Subscreva a nossa newsletter