Breve Historial e Objetivos
Criado em 1945 como um "clube de intelectuais" para o debate de ideias, projeto de Afonso Botelho, António Seabra e Gastão da Cunha Ferreira, um grupo de monárquicos com o objetivo da "defesa de uma cultura livre", evoluiu ao longo dos anos 50 e, nos anos 60, sob a liderança de Sophia de Mello Breyner Andresen, Francisco Sousa Tavares, Gonçalo Ribeiro Telles e António Alçada Baptista, afirmou-se como um fórum democrático.
No final da década de 70, já depois do 25 de Abril de 1974, iniciou, sob o impulso da equipa liderada por Helena Vaz da Silva, uma nova fase com atividades muito variadas e dirigidas a um público diverso: os Passeios de Domingo, ciclos de viagens, cursos de formação e de divulgação, encontros internacionais e seminários, exposições, edições, concursos literários e artísticos, prémios e bolsas, atividades infantis, prestação de serviços culturais a escolas, empresas e grupos estrangeiros de visita a Portugal.
No século XXI, o CNC reforça a sua matriz identitária, valorizando a memória histórica e promovendo a criação contemporânea. Tem como grandes objetivos a promoção, defesa e divulgação do património cultural português, incluindo o seu registo sistemático, a promoção do "turismo cultural", baseado numa noção integrada de turismo, ambiente, património e itinerários culturais e a formação das jovens gerações num sentido de cidadania global. A sua ação pode resumir-se como uma política de "pôr em contacto", "articular", "fazer acontecer".
Corpos Gerentes
DIREÇÃO
Presidente: Maria Calado
Vice-Presidente: João David Nunes
Vogais: Guilherme d'Oliveira Martins, Lourenço de Almeida, Maria Eduarda Gonçalves, Rui Grilo e Marcos Soromenho Santos
ASSEMBLEIA GERAL
Presidente: Gonçalo Ribeiro Telles
Vice-Presidente: Pedro Roseta
1º Secretário: Helena Vaz da Silva
2º Secretário: Graça Morais
CONSELHO FISCAL
Presidente: Augusto Ferreira do Amaral
Vogais: Duarte Ivo Cruz e Fernando Catarino
EQUIPA EXECUTIVA
Diretora-Geral de Atividades: Teresa Tamen
Direção de projetos: Alexandra Prista e Helena Serra
GRANDE CONSELHO / CONSELHO DAS ARTES
Presidente: Guilherme d'Oliveira Martins
Alberto Vaz da Silva †
António Alçada Baptista †
Claudio Magris
Daniel Cardan de Lichtbuer (Bélgica)
Edgar Morin
Eduardo Lourenço
Enrique Barón Crespo (Espanha)
Federico Mayor
Jacek Wosniakowski (Polónia) †
José Saramago †
Orhan Pamuk
Plácido Domingo
Rüdiger Stephan (Holanda)
Yehudi Menuhin †