Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

Grande Jogo de Cultura do Verão

Como vem sendo habitual, o Centro Nacional de Cultura promove um quiz de cultura geral, desafiando os sócios e amigos a testar seus conhecimentos.

Convidamos todos os nossos amigos a participar neste concurso lúdico e divertido!
Habilite-se a ganhar um fim-de-semana numa das Pousadas de Portugal ou um dos prémios de participação reservados para os segundo e terceiro classificados.

... e as 25 perguntas do quiz são as seguintes:

1. Quem afirmou: "Musicar um poema é acentuar-se a emoção, forçando o ritmo"?

2. Quem é o autor desta consideração sobre um herói literário: "Consultavam-no os sábios transmontanos, como juíz indeclinável em decifrar cifros e inscrições, em reestabelecer épocas e sucessos controvertidos por autores contraditórios"?

3. Quem fez a seguinte definição: "O almanaque é o livro disciplinar que coloca os marcos, traça as linhas, dentro das quais circula, com precisão, toda a nossa vida social"? Em que obra se encontra?

4. Qual o nome completo do célebre Morgado de Agra de Freimas?

5. Quem é o autor das ilustrações da Banda Desenhada, realizada sob os auspícios da UNESCO, sobre a Rainha Nzinga Mbande, do Ndongo e Matamba?

6. Qual a razão provável para a designação do Bairro de Campo de Ourique, considerando a fixação pelo 5º Marquês das Minas de um quartel e de uma parada a partir de 1758?

7. Quando ocorreram as primeiras intervenções portuguesas em teatro de guerra no Primeiro Conflito Mundial (1914-18)?

8. António Tabucchi descobriu a cultura portuguesa através de um poeta e de um poema, em versão francesa. De que poeta falamos, como assina o poema, qual o respetivo título e de quem era a tradução?

9. Qual o título do documentário de João Mário Grilo sobre a obra de Gonçalo Ribeiro Telles?

10. Qual a autoria do seguinte haiko: "Gosto muito de comparações. Escrevo muitas vezes a palavra como. Como gosto muito de comer, até tem mais graça"?

11. A autoria dos dois querubins que seguram as armas pontifícias na frontaria da Igreja do Loreto, em Lisboa, é atribuída a pelo menos três autores diferentes - de quem falamos?

12. Quem financiou a instalação da Igreja da Encarnação, em Lisboa, na transição do século XVII para XVIII - qual o seu nome, título e função na corte?

13. Quantos anos demorou o regresso ao culto da referida Igreja da Encarnação, depois do terramoto de 1755 e que arquiteto dirigiu os trabalhos de recuperação?

14. S. Jorge da Mina fica hoje em que país africano? Qual a sua designação atual?

15. Seguindo as decisões das Cortes de Tomar (1580-81), a moeda corrente em circulação teria obrigatoriamente de ostentar as armas reais de Portugal - ou tal era facultativo?

16. Quem é o autor e quando foi publicado (ano) o livro "Instituições sobre a Cultura das Amoreiras e criação dos Bichos-de-seda"?

17. Quem é a autora de "Helen of Troy" de 2005, da editora Jonathan Cape, e porque se tornou importante em Portugal?

18. O ano agrícola de 1867 em Portugal foi muito mau - nas colheitas de cereais, nas vindimas, quer pela seca quer pelo oídio - dizia-se que os preços estavam pela hora da morte e que o desemprego era catastrófico. Qual o movimento político então gerado? Como se designou, quando teve lugar e refira três dos seus protagonistas políticos?

19. Como era composta a Comissão que se encarregou de propôr a nova bandeira portuguesa, após a implementação da República?

20. Qual o célebre português que finou os seus dias na Casa da Tapada, em Amares, no distrito de Braga?

21. Francisco Manuel de Mello morreu em Lisboa, em 1666, em que Quinta da sua família? Qual o nome atual dessa artéria?

22. Qual a capital de Bordúria, país imaginário inventado por Hergé? Qual a sua divisa nacional?

23. Quem são as três personagens da BD que protagonizam o último romance - "Memórias Secretas" - de Mário Cláudio?

24. Quando foi fundada a revista "Cavaleiro Andante" e quem foi o seu diretor?

25. Quem foi o desenhador do Spider-man (Homem-Aranha) e quais as datas do nascimento e morte (anos)?



O prémio do Grande Concurso de Verão 2018 é patrocinado pelo Grupo Pestana

Em parceria com o Grupo Pestana, reservamos para o(a) grande vencedor(a) a oferta de um fim-de-semana numa das Pousadas de Portugal!

:: O passatempo decorre entre 30 de julho e 23 de setembro.

:: Será validada apenas uma participação por pessoa (a primeira recebida); independentemente do número de vezes que participar.

Como participar:
- Dê o seu GOSTO na nossa página de Facebook;
- Partilhe a publicação do concurso no mural público do seu facebook;
- Envie suas respostas por e-mail, para concursos@cnc.pt.

   BOA SORTE!


Edição: 30 de julho de 2018