Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

Jantar-debate :: "O estado do Estado: Estado, Sociedade, Opções"

Almirante Silva Ribeiro intervém em abril no novo ciclo de jantares-debate.       

As Forças Armadas têm sido ultimamente um tema recorrente no espaço público, suscitando debates nem sempre os mais informados sobre a sua vocação matricial numa sociedade democrática.
Num ciclo de jantares-debate promovido pelo Clube Português de Imprensa em parceria com o CNC - Centro Nacional de Cultura e o Grémio Literário, cujo tema genérico é “O estado do Estado: Estado, Sociedade, Opções” ter como orador-convidado, no próximo dia 27, o novo CEMGFA, Almirante Silva Ribeiro, é uma oportunidade soberana para conhecer o seu pensamento e programa de ação.

O Almirante António Manuel Fernandes da Silva Ribeiro nasceu em Pombal, a 14 de outubro de 1957. É casado e tem dois filhos.
O seu currículo é invulgar. É Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, desde o passado dia 1 de Março. Tem uma folha de serviços brilhante. Foi Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, tendo anteriormente exercido funções como oficial general de Diretor-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima, de Superintendente do Material, de Diretor-geral do Instituto Hidrográfico, de Subchefe do Estado-Maior da Armada, de Secretário do Conselho do Almirantado e de Vogal da Comissão Consultiva de Busca e Salvamento.
Ingressou no Curso de Marinha da Escola Naval em 1974, tendo obtido a licenciatura em Ciências Militares-Navais. Foi promovido ao posto de Guarda Marinha em Outubro de 1978 e especializou-se em Hidrografia.
Possui o Doutoramento em Ciência Política e o Mestrado em Estratégia. Possui, igualmente, o Curso Geral Naval de Guerra, o Curso Complementar Naval de Guerra e o Curso de Promoção a Oficial General.
O Almirante Silva Ribeiro é um académico reconhecido, especializado nas áreas de Estratégia, Ciência Politica e História. Leciona e supervisiona investigações em algumas das principais Universidades e Centros de Investigação de Portugal. É professor catedrático convidado do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) e professor militar da Escola Naval.

Os principais temas de investigação que o motivam são o planeamento estratégico, estratégia marítima, estratégia militar, política internacional, sociologia militar, história militar, história marítima e história da hidrografia.
Tem publicados dezasseis livros, três dos quais no estrangeiro.

Como oficial superior desempenhou entre outros os cargos de: Chefe da Divisão de Planeamento do Estado-Maior da Armada; coordenador da Área de Ensino de Estratégia e professor de Estratégia e Planeamento Estratégico do Instituto Superior Naval de Guerra; Comandante do Agrupamento de Navios Hidrográficos; Comandante do NRP Almeida Carvalho; Diretor de Pesquisa e Operações do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa e Militares; Assessor no Instituto de Defesa Nacional e Comandante do NRP Andrómeda.

Da sua folha de serviços constam vários louvores e condecorações, das quais se destacam entre muitas outras: Grande Oficial da Ordem de Avis; 6 Medalhas de Serviços Distintos grau Prata; Medalha de Mérito Militar, 1ª e 2ª classe; Medalha de Cruz Naval, 2ª e 3ª classe.

O almirante Silva Ribeiro recebeu diversos prémios culturais: Almirante Barroso 1995 e 1996, dos Anais do Clube Militar Naval; Almirante Pereira Crespo 1999, da Revista da Armada; Almirante Augusto Osório 2000, dos Anais do Clube Militar Naval; Comandante Joaquim Costa 2001, da Revista da Armada e Defesa Nacional 2004, do Ministro da Defesa Nacional.

É esta personalidade de oficial-general, com uma carreira militar multidisciplinar assinalável, que teremos connosco neste novo ciclo de jantares-debate no Grémio Literário. A não perder.

Data e hora: 27 de abril, às 20h30
Local: Grémio Literário
Informações e inscrições: clube.portugues.imprensa@cnc.pt


Edição: 04 de abril de 2018