Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

PRÉMIO EUROPEU HELENA VAZ DA SILVA 2017 DISTINGUE CINEASTA ALEMÃO WIM WENDERS

Wim Wenders recebeu esta terça-feira na Fundação Calouste Gulbenkian o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural.
Fotos © Márcia Lessa (DR)
Fotos © Márcia Lessa (DR)

"A Europa é uma utopia em curso, construída, mais do que por qualquer coisa, pelo seu legado cultural", reagiu assim Wim Wenders quando foi informado, em julho passado, da decisão do Júri do Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural.
A 24 de Outubro último, recebeu o Prémio das mãos do Presidente da República que o agraciou, ainda, com o Grau de Comendador da Ordem de Mérito.

Conhecido como cineasta, Wim Wenders é, também, um acérrimo defensor dos valores culturais europeus  - "temos que continuar a construir o nosso futuro comum, mas não podemos deixar esquecido o nosso passado", disse-nos ele, na Fundação Gulbenkian, durante a sua intervenção.

>> Link para o discurso de Wim Wenders

Nesta cerimónia, também a Deputada ao Parlamento Europeu, Silvia Costa, a quem o Júri do Prémio concedeu um reconhecimento especial pelo seu importante contributo para o desenvolvimento da estratégia da União Europeia sobre o Património Cultural e para a promoção do Ano Europeu do Património Cultural 2018, defendeu, uma vez mais, a importância da salvaguarda do Património Cultural Europeu. O Ministro da Cultura, Embaixador Luis Filipe Castro Mendes, entregou este reconhecimento a Sílvia Costa.

Foram, ainda, homenageados os galardoados portugueses com o Prémio da União Europeia para o Património Cultural - Prémios Europa Nostra 2017. "Projeto de Reabilitação e Valorização da Igreja e Torre dos Clérigos" - Categoria: Conservação -, e "Mestrado em Análise Estrutural de Monumentos e Construções Históricas" - Categoria: Educação, Formação e Sensibilização.

O Presidente da República encerrou a sessão reiterando o papel dos premiados na salvaguarda do Património Cultural Europeu e, sobretudo, na importância da salvaguarda do Património Cultural Europeu para que a Europa se possa conservar unida.

O Prémio Europeu Helena Vaz da Silva, instituído em 2013 pelo Centro Nacional de Cultura em cooperação com a Europa Nostra, a principal organização europeia de defesa do património que o CNC representa em Portugal, e o Clube Português de Imprensa, distingue contribuições excecionais para a proteção e divulgação do património cultural e dos ideais europeus. Conta com o apoio do Ministério da Cultura, da Fundação Calouste Gulbenkian e do Turismo de Portugal.

>> Leia artigo relacionado aqui.

Outros artigos sobre o Prémio Helena Vaz da Silva

Clube Português de Imprensa

Europa Nostra

O Prémio na Imprensa

RTP 

SIC NOTÍCIAS 

TVI 24  

Jornal PÚBLICO  

DIÁRIO DE NOTÍCIAS

EXPRESSO  

TSF 

Fotografias da Cerimónia Copyright Marcia Lessa