Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

CNC acolhe mais uma edição do DISQUIET

Centro Nacional de Cultura acolhe entre 25 de junho e 7 de julho cerca de 90 escritores norte-americanos que participarão na 7ª edição do programa literário internacional Disquiet.

Lançado pela organização literária sem fins lucrativos Dzanc Books, baseada no Michigan, Estados Unidos da América, parte do princípio que a imersão numa cultura estrangeira, num ambiente diferente do habitual, e a consequente quebra de rotinas tendem a estimular a criatividade, abrindo novas perspetivas e novos ângulos de interpretação do mundo que nos rodeia, resultando num indubitável enriquecimento para todos aqueles que nele participam.

O Centro Nacional de Cultura associou-se a este projeto desde o início, em 2011, aceitando em 2017, pelo sétimo ano consecutivo, ser parceiro para a vinda de um grupo de cerca de 90 escritores norte-americanos a Lisboa, que participam numa Universidade de Verão durante duas semanas altura em que terão ocasião de se encontrar com personalidades da cultura lusófona, nomeadamente escritores.

Os organizadores do evento são escritores e educadores em escolas e universidades no Canadá e nos Estados Unidos da América e os participantes incluem importantes escritores norte-americanos, alguns deles luso-descendentes.

Durante os quinze dias do programa, proporcionar-se-á ao grupo de escritores norte-americanos – consagrados ou apenas amadores – um contacto tão abrangente quanto possível com diferentes aspetos da cultura portuguesa, destacando naturalmente o literário, dando-lhes assim a oportunidade de conviver com escritores e poetas lusófonos de diversas gerações, instituições ligadas à cultura portuguesa, etc.

O projeto tem como principais objetivos aprofundar o conhecimento entre escritores norte-americanos e lusófonos e divulgar a obra destes artistas para além das suas habituais fronteiras. Pretende também proporcionar o contacto entre escritores portugueses e escritores norte-americanos luso-descendentes. Neste sentido, um dos workshops proposto é dedicado à literatura luso-americana (“Writing the luso-experience”).

Convidados 2017 (programa detalhado a anunciar brevemente)

De Portugal:
  • Alexandra Lucas Coelho
  • Djaimilia Pereira de Almeida
  • Gonçalo M. Tavares  
  • Jacinto Lucas Pires
  • José Luís Peixoto
  • Maria Teresa Horta
  • Patrícia Reis
  • Pedro Mexia
  • Richard Zenith
  • Susana Moreira Marques
  • Teolinda Gersão

Dos Estados Unidos da América:

Convidados

Formadores

Editores

Coordenadores (EUA):
  • Jeff Parker
  • Scott Laughlin

Calendário | Estrutura do Evento

O programa conta com dois tipos de ações:

1)  Workshops

2)  Conferências e visitas de componente literária e cultural, que contarão com a participação de personalidades da cultura e da literatura portuguesa.

O programa em Lisboa é inaugurado com uma cerimónia de abertura oficial, no dia 25 de junho.

Algumas sessões serão abertas ao público em geral.

Local

A próxima edição do programa DISQUET realizar-se-á em diversos locais na cidade de Lisboa, nomeadamente nas instalações do Centro Nacional de Cultura, no Palácio Loreto – Edifício Chiado 8 (Fidelidade), no Jardim de Inverno do Teatro São Luiz,  na Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, na Fundação José Saramago, Grémio Literário, Livraria Ferin, Museu do Aljube e na Casa Fernando Pessoa.

Pela primeira vez este ano, terá lugar logo após o programa de Lisboa uma residência literária de uma semana na cidade de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, entre 8 e 15 de julho. Como apoio da Secretaria Regional de Educação e Cultura (Direção Regional de Cultura) da Região Autónoma dos Açores e do Jardim Botânico José do Canto, onde os escritores norte-americanos poderão passar o dia a escrever, será acompanhada pelo escritor e poeta Jeffery Renard Allen,

Mais informações AQUI

Patrocínios: Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Embaixada dos Estados Unidos da América, Secretaria Regional de Educação e Cultura da Região Autónoma dos Açores, Fidelidade.

Apoios: Livraria Ferin, Teatro São Luiz, Casa Fernando Pessoa, Grémio Literário, Museu do Aljube, Fundação José Saramago, Fundação do Jardim José do Canto.