Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

DISQUIET nos Açores

Pela primeira vez este ano, terá lugar logo após o programa de Lisboa uma residência literária de uma semana na cidade de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, entre 8 e 15 de julho, onde participarão 15 escritores. 

Documentos para download
Lançado pela organização literária sem fins lucrativos Dzanc Books, baseada no Michigan, Estados Unidos da América, parte do princípio que a imersão numa cultura estrangeira, num ambiente diferente do habitual, e a consequente quebra de rotinas tendem a estimular a criatividade, abrindo novas perspetivas e novos ângulos de interpretação do mundo que nos rodeia, resultando num indubitável enriquecimento para todos aqueles que nele participam.

O Centro Nacional de Cultura associou-se a este projeto desde o início, em 2011, aceitando em 2017, pelo sétimo ano consecutivo, ser parceiro para a vinda de um grupo de cerca de 90 escritores norte-americanos a Lisboa, que participam numa Universidade de Verão durante duas semanas altura em que terão ocasião de se encontrar com personalidades da cultura lusófona, nomeadamente escritores.

Os organizadores do evento são escritores e educadores em escolas e universidades no Canadá e nos Estados Unidos da América e os participantes incluem importantes escritores norte-americanos, alguns deles luso-descendentes.

Durante os quinze dias do programa, os escritores norte-americanos – consagrados ou apenas amadores – estiveram em contacto com diferentes aspetos da cultura portuguesa, destacando naturalmente o literário, dando-lhes assim a oportunidade de conviver com escritores e poetas lusófonos de diversas gerações, instituições ligadas à cultura portuguesa, etc.

O projeto tem como principais objetivos aprofundar o conhecimento entre escritores norte-americanos e lusófonos e divulgar a obra destes artistas para além das suas habituais fronteiras. Pretende também proporcionar o contacto entre escritores portugueses e escritores norte-americanos luso-descendentes. Neste sentido, um dos workshops proposto é dedicado à literatura luso-americana (“Writing the luso-experience”).

CONVIDADOS 2017
de Portugal:
  • Alexandra Lucas Coelho
  • Djaimilia Pereira de Almeida
  • Gonçalo M. Tavares  
  • Jacinto Lucas Pires
  • José Luís Peixoto
  • Maria Teresa Horta
  • Patrícia Reis
  • Pedro Mexia
  • Richard Zenith
  • Susana Moreira Marques
  • Teolinda Gersão
dos Estados Unidos da América:
Formadores
Editores
Coordenadores (EUA):
  • Jeff Parker
  • Scott Laughlin


Residência Literária em Ponta Delgada

Pela primeira vez este ano, terá lugar logo após o programa de Lisboa uma residência literária de uma semana na cidade de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, entre 8 e 15 de julho, onde participarão 15 escritores. Com o apoio da Secretaria Regional de Educação e Cultura (Direção Regional de Cultura) da Região Autónoma dos Açores e do Jardim Botânico José do Canto, onde os escritores norte-americanos poderão passar o dia a escrever, será acompanhada pelo escritor e poeta Jeffery Renard Allen.

Neste âmbito, no dia 11 de julho às 18h terá lugar no ARQUIPÉLAGO - Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande, uma sessão de conversa e leituras com os escritores açorianos Leonor Sampaio da Silva e João Pedro Porto e com Jeffery Renard Allen com entrada livre. Terão ainda lugar duas sessões de leituras pelos participantes nesta Residência nos dias 10 e 13 de julho entre as 16h30 e as 18h00 na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.

Mais informações AQUI

Patrocínios: Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Embaixada dos Estados Unidos da América, Secretaria Regional de Educação e Cultura da Região Autónoma dos Açores, MInistério da Cultura, Fidelidade.

Apoios: Livraria Ferin, Teatro São Luiz, Casa Fernando Pessoa, Grémio Literário, Museu do Aljube, Fundação José Saramago, Livraria Sá da Costa, Fundação do Jardim José do Canto, Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas.