Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

Dia Literário Agostinho da Silva (1906-1994)

Prosseguindo a colaboração com o Centro Cultural de Belém, o CNC organiza mais um Dia Literário, destinado a homenagear um grande nome da cultura portuguesa. A decorrer no próximo dia 24 de setembro, no Pequeno Auditório do CCB.

Foto: Associação Agostinho da Silva

A personalidade de Agostinho da Silva é das mais ricas e fascinantes das culturas da língua portuguesa. Pedagogo a vida inteira, atenção desperta para tudo o que é conhecimento, cultor do espírito, foi ensaísta, romancista, poeta, divulgador – mas sobretudo um permanente construtor de iniciativas capazes de projetar a cultura da nossa língua pelo mundo. A sua presença no Brasil faz-se ainda hoje sentir pela sementeira que deixou para o estudo e reflexão sobre o diálogo das culturas – em muitas Universidades e Centros de estudos. Da linhagem do Padre António Vieira ou de Jaime Cortesão, seu sogro, participante das tertúlias de António Sérgio, espírito livre e aberto ao futuro, Agostinho é hoje uma referência muito mais rica do que as simplificações que alguns quiseram fazer. Nesse sentido, esta iniciativa pretende olhá-lo e estudá-lo na sua dimensão multifacetada e fecundíssima de um militante do Espírito e da Liberdade.

1º PAINEL: FILOSOFIA

• Paulo Borges (Professor da Faculdade de Letras de Lisboa e editor das Obras Completas de Agostinho da Silva); 
• Pedro Martins (Fundador do "Projecto António Telmo - Vida e Obra", ensaísta no campo da Filosofia em Portugal com cinco títulos publicados,  é autor de A Liberdade Guiando o Povo, no qual propõe uma nova interpretação do pensamento de Agostinho da Silva).

2º PAINEL: VIDA "CONVERSÁVEL"

• António Cândido Franco (Professor da Universidade de Évora e autor da única biografia de Agostinho da Silva);
• António Braz Teixeira (escritor, ensaísta, historiador, filósofo, docente universitário e tradutor português)
• José Manuel dos Santos (Escritor, curador, programador cultural, é, atualmente, administrador e diretor cultural da Fundação EDP).

3º PAINEL: LUSOFONIA PÓS-IMPÉRIO

• Renato Epifânio (Doutorado em Filosofia pela Universidade de Lisboa, é membro da Direção da Associação Agostinho da Silva).
• José Eduardo Franco (Doutorado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa).
• Guilherme d’Oliveira Martins (Administrador Executivo da Fundação Calouste Gulbenkian, Presidente do Centro Nacional de Cultura; Professor Catedrático da UNL e do ISCP da Universidade Técnica de Lisboa. Foi Presidente do Tribunal de Contas).

24 de setembro, 15h00

Pequeno Auditório do CCB

M/6

Entrada Livre, mediante levantamento de bilhetes na Bilheteira 2 horas antes do início da sessão.

Produção | CCB

Em colaboração com o Centro Nacional de Cultura

Ciclo Literatura e Humanidades / Dias Literários CCB