Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

Concerto "ver pela Arte" no Algarve

O Coro do projecto Ver pela Arte, constituído por crianças, jovens e adultos com deficiência visual na sua maioria, participou no dia 26, a convite do Grupo Coral da Universidade do Algarve, num concerto no Grande Auditório da Universidade do Algarve, Campus de Gambelas.
Cartaz do Concerto
O programa Ver pela Arte, coordenado pelo Centro Nacional de Cultura, tem como objectivos a aprendizagem de música por alunos com deficiência visual abrindo, ao mesmo tempo, caminho a que o ensino da música a deficientes visuais seja apoiado e impulsionado nas escolas do país.
É apoiado pelo programa CIDADANIA ATIVA (que inclui verbas provenientes da Noruega, Islândia e Liechtenstein), conta com a parceria da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) e o apoio da Faculdade de Motricidade Humana.
As aulas decorrem na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha e participam crianças a partir dos 6 anos, jovens e adultos com deficiência visual.
O projecto abrange Formação Musical, Cultura Musical, História da Música e Cultura das Artes, instrumento, Musicografia Braille, Estágio coral em formato de workshop integrado na disciplina de Coro e desenvolvimento de competências psicomotoras para a aprendizagem da Música.
Sendo a música uma arte acessível a todos, esta iniciativa incita à partilha plena destes alunos com colegas de visão normal, promove competências sociais potenciadoras de uma cidadania plena e consciente e atenua desigualdades no acesso à informação e à cultura.

Vídeos:
Meu barquinho meu cruzeiro
Aleluia Cannon
Semplicetta tortorella
Rock my soul Amen

Dossier de imprensa:
Algarve Primeiro

Rua

Diário Online
Sul informação

Edição: 26 de junho de 2015