Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

"VER PELA ARTE" – AUDIÇÃO DA PÁSCOA

No dia 26 de março, 5ª feira, às 19h00, na Galeria Fernando Pessoa, no Centro Nacional de Cultura, o Coro do projeto Ver pela Arte, constituído por crianças, jovens e adultos com deficiência visual na sua maioria, apresenta a Audição da Páscoa.
Vídeo - "Verdes são os campos"
Vídeo - "Aleluia"
Vídeo - "Rock my Soul"
Vídeo - "Ó Santissima!"
Vídeo - Simplicetta Tortorella
O programa Ver pela Arte, coordenado pelo Centro Nacional de Cultura, tem como objetivos a aprendizagem de música por alunos com deficiência visual abrindo, ao mesmo tempo, caminho a que o ensino da música a deficientes visuais seja apoiado e impulsionado nas escolas do país.

Lançado no presente ano letivo, este projeto-piloto é apoiado pelo programa CIDADANIA ATIVA, conta com a parceria da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) e o apoio da Faculdade de Motricidade Humana.

As aulas decorrem na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha e participam crianças a partir dos 6 anos, jovens e adultos com deficiência visual.

O projeto abrange Formação Musical, Cultura Musical, História da Música e Cultura das Artes, instrumento, Musicografia Braille, Estágio coral em formato de workshop integrado na disciplina de Coro e desenvolvimento de competências psicomotoras para a aprendizagem da Música.

Sendo a música uma arte acessível a todos, esta iniciativa incita à partilha plena destes alunos com colegas de visão normal, promove competências sociais potenciadoras de uma cidadania plena e consciente e atenua desigualdades no acesso à informação e à cultura.

As mais-valias desta iniciativa incluem ainda a criação de uma biblioteca de partituras em braille e de um Manual de Boas Práticas nesta área.

A entrada é livre e faz-se pelo Largo do Picadeiro, nº 10, 1º andar.