Jovens Criadores Bolsa das artes 2000/2001 Artes do Espetáculo

Sara Sá Pessoa

Sara Sá Pessoa frequentou o BA (HONS) Costume Design na Wimbledon School of Art em Londres e desenhou figurinos para dança, ópera e teatro em Portugal e no Reino Unido. Como artista plástica, Sara participou numa série de performances/ instalações desenvolvidas pela organização Dreamwork. Entre outras colaborações, Sara foi assistente de Rose English em After image of the act para Wild Gift – Live Art festival em Londres.

Em 2004, Sara Sá Pessoa foi cofundadora da No_Escuro – Companhia de Teatro Cenográfico com base em Lisboa, sendo responsável pela coencenação e figurinos da primeira produção da companhia, “Quarto de Sangue”, adaptada para o palco a partir da obra The Bloody Chamber de Angela Carter.

No mesmo ano Sara regressou a Londres como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian para frequentar o Diploma e MA Visual Arts – Textiles na Goldsmiths, University of London. Durante o Mestrado, Sara desenvolveu pesquisa na área de performance contemporânea, explorando diversas disciplinas desde têxteis a fotografia, vídeo, escrita criativa e edição de som.

No seu trabalho Sara Sá Pessoa combina teatro e artes visuais. A artista pretende explorar a experiência teatral a partir da perspetiva do público, concentrando a sua atenção nos espaços que se encontram na periferia do palco, desde os bastidores, ao auditório e foyer.

Usando a escrita como base, Sara tenciona abordar a formalidade geralmente atribuída ao Teatro, criando instalações de som animando e chamando a atenção para os espaços normalmente ocupados pelo público em teatros convencionais.

Como artista plástica e de teatro, pretende colaborar com outros artistas, desenvolvendo trabalho em figurinos e têxteis principalmente para dança contemporânea. Sara também se encontra a desenvolver ateliers artísticos nestas áreas direcionados a crianças e adolescentes.

E-mail:  sarasapessoa@googlemail.com

Subscreva a nossa newsletter