Jovens Criadores Bolsa das artes 2002/2003 Música

Rui Lopes

O português Rui Lopes iniciou os seus estudos de fagote com 18 anos. O seu temperamento musical e virtuosismo foram rapidamente reconhecidos e foi distinguido com vários galardões, entre os quais o 1.º prémio no Concurso de Interpretação do Estoril 2008.

Tocou como 1.º Fagote na Orchestre de Paris, Camerata Bern, Zürcher Kammerorchester, Kammerorchester Basel e Ensemble Modern Orchestra, trabalhando com personalidades como Christoph Eschenbach, Jiri Belohlavek, Esa-Pekka Salonen e Pierre Boulez.

Rui Lopes estudou no Porto, Basileia (aí com a ajuda da única bolsa de estudo que o Ministério da Cultura atribuiu a estudantes de música nesse ano) e Munique nas classes de Hugues Kesteman, Sergio Azzolini e Marco Postinghel, e participou em Festivais de Música como os de Schleswig-Holstein (Alemanha), Bohuslav Martinu (República Checa), Sonoro (Roménia), Crusell (Finlândia) e nos de Davos e Lucerna (Suiça).

Apresentou-se como solista com a Orquestra do Algarve, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Orquestra Collegium Musicum Basel, a Orquestra de Câmara Checa, a Orquestra da Ópera Nacional Finlandesa, a Orquestra Sinfónica de Zurique, a Orquestra Sinfónica de Basel e a Orquestra de Câmara Kremlin, entre outras.

Foi Primeiro Fagote Solo da Ópera Nacional Finlandesa (2002-2004) e posteriormente Fagote Solista do Ensemble Nacional Espanhol de Música Contemporânea em Madrid (2005-2006).

É membro do Lucerne Wind Ensemble, do Trio Almaviva e do Ensemble Laboratorium (grupo apadrinhado por Pierre Boulez), e apresenta-se regularmente com músicos como Konstantin Lifschitz, Patricia Kopatchinskaja, Nabil Shehata, Marcelo Nisinman, Sebastian Manz, Ramon Ortega, Nicholas Daniel e Loïc Schneider.

Rui Lopes leciona fagote e música de câmara na Metropolitana (ANSO) de Lisboa.

Gravou um CD para a SRF Kultur, Rádio Clássica Suíça (fagote e piano) e como solista e líder com a Orquestra de Câmara Inglesa (obras para fagote e orquestra de Vivaldi, Mozart, Elgar, Françaix e Villa-Lobos).

Rui Lopes vive em Basileia com a sua esposa e as duas crianças.

E-mail: info@rui-lopes.com
Website: http://www.rui-lopes.com/

Subscreva a nossa newsletter