Jovens Criadores Bolsa das artes 2001/2002 Música

Ricardo Futre Pinheiro

Ricardo Pinheiro é guitarrista de jazz, compositor e musicólogo.

É doutorado em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. Licenciou-se em Música pela Berklee College of Music, e em Ciências da Psicologia pela Universidade de Lisboa.

Leciona na Universidade Lusíada de Lisboa e na Escola Superior de Música de Lisboa.

Estudou com Mick Goodrick, George Garzone, Ed Tomassi, Ken Pullig, Wayne Krantz, John Damian, Ken Cervenka, Dan Morgenstern, Salwa Castelo-Branco e Christopher Washburne. Realizou workshops com Phil Markowitz, Aaron Goldberg, Peter Bernstein, David Liebman e Mark Turner.

Integrou a Thad Jones / Mel Lewis Big Band e foi colocado na Dean’s List da Berklee College of Music, como resultado do seu sucesso académico e musical.

Enquanto estudante de música e doutorando, foi bolseiro da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Fundação Para a Ciência e Tecnologia, Centro Nacional de Cultura, e Berklee College of Music. Ganhou o prémio de investigação em Jazz Studies, “Morroe Berger – Benny Carter Jazz Research Fund” atribuído pela Rutgers University e o Institute of Jazz Studies, nos E.U.A.

É atualmente Doutor Integrado no INET – Instituto de Etnomusicologia, Música e Dança, sediado na Universidade Nova de Lisboa.

Tem apresentado inúmeras comunicações em Portugal e no estrangeiro.

Enquanto músico, atuou nos mais importantes locais de performance em Portugal, tais como o Rivoli (com o Remix Ensemble e Peter Erskine). Atua regularmente com os mais proeminentes músicos de jazz portugueses, tendo já gravado com Mário Laginha, Chris Cheek, Alexandre Frazão, João Paulo Esteves da Silva, e Demian Cabaud.

E-mail: palco.improvisado@gmail.com
Website: https://www.ricardopinheiro.com/ 

Subscreva a nossa newsletter