Jovens Criadores Bolsa das artes 2007/2008 Música

Ricardo Alves

Ricardo Alves nasceu em 1986 na freguesia de Mouriscas (Abrantes).

Iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música da Sociedade de Instrução Musical Rossiense e, aos 13 anos ingressou no Conservatório Regional de Tomar, na classe de flauta transversal do professor Nuno Inácio e mais tarde com o professor António Rosado; tendo, posteriormente, continuando na Escola de Música da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, na classe da professora Sofia Cosme, onde terminou o 5º grau com 20 valores no exame final, e o 7º grau com 19 valores.

Aos 18 anos ingressou na A.N.S.O., na classe de flauta do professor Nuno Inácio, tendo terminado, em 2008, o grau de Licenciatura com a classificação no exame final de 18 valores.

Tem participado em vários cursos de aperfeiçoamento e Masterclasses, tendo ganho experiência com flautistas de grande renome internacional, entre eles, István Matuz, Trevor Wye, Félix Rengli, Michel Debost, Jaime Martin, William Bennett e Claudi Arimani.

Como músico tem colaborado com diversas orquestras, nomeadamente Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Académica Metropolitana, Orquestra Nacional de Sopros dos Templários, etc.

Em 2009 recebeu a Bolsa Jovens Criadores do CNC, ano em que frequentava uma pós-graduação no Reino Unido, na pequena localidade de Hastingleigh, na classe de flauta transversal do professor Trevor Wye, um célebre pedagogo e flautista de renome internacional.

E-mail: ralves12@msn.com 

Subscreva a nossa newsletter