Destaque

Podcast da semana: “Matemática e Cultura”

Conferência por Alfredo Pereira Gomes, “O Elogio do Erro”, 1992.

75 anos nas Artes, nas Letras e nas Ideias

Audio-histórias do Centro Nacional de Cultura

Nos anos 90 do século XX, o Centro Nacional de Cultura, com a coordenação do Professor João Furtado Coelho, organizou o ciclo de conferências “Matemática e Cultura”, que contou com a participação de conceituados cientistas que trataram temas científicos de uma forma acessível ao público em geral.
Alfredo Pereira Gomes (1919 – 2006) integrou uma geração de matemáticos como Bento de Jesus Caraça, Ruy Luís Gomes e António Aniceto Monteiro, de quem foi orientando. No Porto, em 1942 já como professor assistente, foi impedido de trabalhar pelo regime salazarista e viu-se obrigado a partir para França – Paris, Marselha, Nancy –  e Brasil – Rio de Janeiro, Brasília, Recife. Voltou a Portugal dedicando-se ao ensino da Faculdade de Ciências de Lisboa tendo participado, em 1975 e 1976, na remodelação de todo o ensino da Matemática no país. Nesta conferência, intitulada “O Elogio do Erro”, este autor debate a ideia de que o erro é inerente a toda a Matemática, ilustrando-a com situações diversas na história do saber, desde a Antiguidade até ao nosso tempo.

Disponível nas plataformas de podcasts: SoundCloudApple Podcasts e Spotify


Para comemorar os seus 75 anos de vida, o Centro Nacional de Cultura (CNC) lançou um canal de Podcasts com a sua “audio-história”.

Disponibilizamos semanalmente gravações históricas de grandes projetos que marcaram a vida do CNC no final do século XX: conferências, cursos, entrevistas e outros documentos preciosos saídos do seu arquivo histórico.

Conheça AQUI todos os Podcasts já publicados!

Subscreva a nossa newsletter