Passeios de Domingo

Património e Memória: Viseu

Sábado e domingo, 6 e 7 de julho

A propósito da Exposição “Identidades, Pronomes e Emoções: as regras do retrato”, que está patente no Museu Nacional de Grão Vasco, voltamos a Viseu.

“(…) O retrato serve como base para análise de personalidades, muitas vezes ocultas em poses convencionais, naquilo que cada um desejaria que fosse a sua imagem para a posterioridade. O retrato perpetua a presença daqueles que já não podem estar fisicamente entre nós. Está aqui sempre presente o apelo ao não esquecimento. Os retratados sobrevivem nas imagens que vemos e que nos devolvem a sua memória, fazendo com que a sua presença não seja esquecida. Afinal, o retrato é a evocação de alguém que não quis ficar esquecido ou que nós quisemos que não fosse esquecido. Podemos olhar para o retrato como a luta suprema pela imortalidade. Uma vez, no passado, nós existimos.”

Para além do Museu, teremos oportunidade de conhecer melhor a cidade e o seu património, como por exemplo a Sé Catedral, o Museu Almeida Moreira, fundador e primeiro diretor do Museu de Grão Vasco ou ainda o Museu do Quartzo, que está situado num antigo local de extração deste minério e idealizado pelo geólogo Galopim de Carvalho.

Guia: Anísio Franco
Horário: 8h00
Duração: fim de semana
Limite: 45 pessoas
Local de encontro: Entrecampos (em frente ao edifício da CML – Campo Grande, 25)
Alojamento; transporte; 3 refeições 

TABELA DE PREÇOS E INSCRIÇÕES

Subscreva a nossa newsletter