Jovens Criadores Bolsa das artes 2003/2004 Literatura

Patrícia Portela

Autora de performances e obras literárias, vive entre Portugal e Bélgica.

Estudou cenografia e figurinos em Lisboa e Utrecht, cinema em Ebeltoft, na Dinamarca, e Filosofia em Leuven, na Bélgica.

Entre 1994 e 2002 trabalhou como figurinista e/ou cenógrafa para companhias de teatro independentes e com alguns realizadores de cinema em Portugal (dos quais destaca Miguel Gomes) recebendo o Prémio Revelação 94 pelo seu múltiplo trabalho pela Associação de Críticos de Teatro.

Foi uma das fundadoras do grupo O Resto, em 1996, e da Associação Cultural Prado, em 2003, onde colabora atualmente com artistas nacionais e internacionais. Criadora de performances e instalações transdisciplinares, transita com regularidade pela Europa e pelo mundo.

Reconhecida nacional e internacionalmente pela peculiaridade da sua obra, recebeu vários prémios, dos quais se destacam os Prémio Madalena Azeredo de Perdigão (Fundação Calouste Gulbenkian) para Flatland I, e Prémio Teatro na Década para Wasteband.

Autora de Para Cima e não para Norte (2008) ou de Banquete (2012, finalista do Grande Prémio de Romance e novela APE), participou no 46º International Writers Program em Iowa City em 2013 e foi a primeira Outreach Fellow da Universidade de Iowa City.

Leciona dramaturgia com regularidade desde 2008 no Forum Dança e em diversas instituições culturais e universidades.

E-mail: patriciaportela@telenet.be
http://espacoruminante.blogspot.com

Subscreva a nossa newsletter