Jovens Criadores Bolsa das artes 2006 Música

Mariana Alves da Costa

A soprano coloratura Mariana Alves nasceu em Portugal em 1977.

Inicia seus estudos musicais em piano em 1992 na Academia de Música de Paços Brandão e em 1994 inicia-se no canto com Cecília Fontes. No ano de 1996 ingressa na Escola Profissional de Música do Porto onde estuda canto com Emanuel Henriques, Carla Lopes e Ana Paula Matos. Concluiu o curso de Prática Coral nível III em 1999, obtendo 19 valores na Prova de Aptidão Final.

Licencia-se em Ensino de Música – Canto – pela Universidade de Aveiro, na classe da soprano Isabel Alcobia, em junho de 2006.

Entre 2003/04 frequentou o programa Sócrates/Erasmus na Academia de Música de Cracóvia, Polónia, na classe de Izabella Jasinska-Buszewicz.

Faz Mestrado em Estudos de Ópera e também o Certificado em Ópera Performance (Pós-Graduação), na prestigiada Universidade Estatal de Nova Iorque – SUNY Purchase College Escola das Artes, Conservatório de Música, graduando-se com nota máxima em maio 2009.

Mariana ganha vários concursos regionais musicais portugueses, como vocalista e compositora, entre os seus 16 e 19 anos de idade. Em 1995/96 participa em dois concursos de música da televisão portuguesa: “Chuva de Estrelas” e “Cantigas da Rua”. É convidada para entrevistas de rádio regionais (Norte de Portugal) onde a sua música é ouvida, assim como na RTP2 e Antena 2. Tem entrevistas e textos publicados (seus escritos poéticos) em revistas e jornais da zona norte portuguesa.

Ficou em primeiro lugar no Festival Jovens Cantores do Concelho de Santa Maria da Feira em 2000. Em maio de 2001 grava o seu primeiro CD de originais, “O Castelo” nos Estúdios Numérica.

Ganhou o prémio Bolsa Jovens Criadores pelo Centro Nacional de Cultura e Instituto Português de Juventude em 2006, que foi renovado em 2007.

No campo operático destacam-se as seguintes interpretações:
Susanna em “As Bodas de Fígaro” de W.A. Mozart;
Elisetta em “Il Matrimónio Segretto” de D.Cimarosa;
Primeira Dama da Rainha da Noite e Primeiro Génio em “A Flauta Mágica” de W.A.Mozart;
Despina em “Cosi Fan Tutte” de W.A.Mozart;
Iris em “The Tempest” de Lee Hoiby;
“Nella” em Gianni Schicchi de Puccini e mais recentemente “Rainha da Noite” em “A Flauta Mágica” de Mozart.

Experiência de concerto (Canção, Oratório/Cantata, Ópera): 1994-2013.

Atuou em salas como a Operetka – Cracóvia, Carnegie Hall, Symphony Space – Manhattan, NY. Nomes a destacar: Jessy Norman, William Hicks (Pavarotti, Fleming, Scotto…), Steven Crawford, Denyce Graves, Roberto Alagna, Agnes Baltsa, Angela Denoke.

Gravou para os Estúdios Numérica (PT) e Albany Records (EUA).

Canais TV/Radio: SIC, RDP2 e RTP2 (PT),  PBS (EUA), TVP KULTUR (PL).

Mariana é poliglota, escritora, fotógrafa, compositora, atriz, professora de canto e Mestre Terapeuta de Reiki / Medicinas Holísticas.

Foi Artista Residente na New York Lyric Opera Theatre assim como Assistente do Diretor Artístico e da Diretora da mesma companhia e fez parte do Estúdio de Ópera da Alissa Grimaldi, com quem estuda canto em Manhattan-Nova Iorque.

Recentemente fez parte do Vocal Ensemble português Capella Duriensis.

Subscreva a nossa newsletter