Se olharmos para as origens e a evolução da cultura grega, logo verificamos o papel decisivo que a Ásia Menor desempenhou ao longo dos séculos. Não apenas pelo facto da “mítica” Guerra de Tróia ter ocorrido nos Dardanelos, mas, talvez sobretudo, pelo conjunto de múltiplas cidades gregas que, resultado de uma intensa colonização, mantinham com a mãe Grécia laços fortíssimos (por exemplo Mileto, que não foi estranha à invasão persa do início do século V a.C.), divulgando e espalhando o modo grego de olhar o mundo. Com Roma, esta presença intensificou-se e alargou-se, sendo algumas destas cidades o palco de acontecimentos determinantes na modelação da nossa cultura (Éfeso e o cristianismo, por exemplo).
Revisitar esta presença clássica na Turquia significa, então, procurar auscultar pulsações primeiras da cultura clássica, olhar as formas como a alma clássica foi esculpindo a sua forma, tecendo anseios e inquietações, angústias e alegrias. Visitaremos magníficos anfiteatros – o teatro grego é, até hoje, uma das mais poderosas manifestações do espírito -, museus, estádios e templos, mas decisivo será o modo como, disponivelmente, poderemos ouvir, compreender e sentir essa antiga voz.
José Pedro Serra
O Centro Nacional de Cultura retoma o ciclo Lugares Sublimes com mais um itinerário único.
Complementando a viagem inaugural à Grécia deste ciclo, propomos agora uma visita à Turquia, novamente acompanhados por quem melhor a pode guiar: José Pedro Serra, Professor catedrático no Departamento de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, especialista da Cultura Clássica.
O itinerário será centrado nos olhares asiáticos sobre a antiguidade, abrangendo visitas a várias cidades e sítios arqueológicos a Sul e Oeste do país. Passaremos por Antália, Pamukkale, Kusadaci e Çanakkale e pelas antigas cidades de Perga, Olympos, Phaselis, entre outras. Visitaremos ainda o parque nacional de Pamukkale (incluindo o museu arqueológico e Hierápolis), os sítios de Aphrodisias, Ephesus, Miletus, Dydima e, para terminar, Tróia.
Caso esteja interessado(a) em receber mais informações sobre este projeto, basta enviar-nos um e-mail para hserra@cnc.pt.