Jovens Criadores Bolsa das artes 2002/2003 Música

Júlio Guerreiro

Natural de Lisboa, obteve em 2001, sob a orientação de Piñero Nagy a Licenciatura em Guitarra da Escola Superior de Música de Lisboa onde integrou também a classe de música de câmara de Olga Prats, terminando ambas as disciplinas com elevada classificação.

De 2002 a 2004, como bolseiro do Centro Nacional de Cultura realizou o curso de Pós-Graduação em Interpretação Musical da Escuela Luthier de Artes Musicales, em Barcelona, onde estudou com Ricardo Gallén.

Participou em masterclasses com diversos professores entre os quais António Jorge Gonçalves, David Russell, Joaquín Clerch e Alberto Ponce.

Toca frequentemente integrado em grupos de câmara- destacando o duo com o soprano Elsa Cortez, bem como a solo, tendo maior relevo os recitais dos festivais: Internacional de Música da Costa do Estoril, Festival Internacional de Guitarra de Stº Tirso e no Festival Internacional de Guitarra de Barcelona no 1º concerto dedicado à nova geração de intérpretes.

Em 1999 obteve o 1ºPrémio (Ex aequo) no I Concurso Internacional de Guitarra de Sernancelhe.

Em 2000 foi premiado com o 1º Prémio (Ex aequo) e com o Prémio Cultura “Carla Minen” no XXIX Concorso Internazionale di Chitarra “Fernando Sor”, Roma.

Em 2005 foi galardoado com o 2º Prémio no I Encuentro de Guitarra “Norba Caesarina” em Cáceres, Espanha.

Participou em vários recitais comentados pelo compositor e Maestro António Vitorino d’Almeida, destacando um concerto inteiramente dedicado à sua obra de música de câmara no Musikverein de Viena de Áustria e a gravação das suas obras para ensemble. para a Numérica.

Como solista realizou concertos com os Solistas da Orquestra de Câmara de Cascais e OeirasOrquestra Filarmonia das Beiras dirigida por Vasco Pearce de Azevedo e com a Orquestra Sinfónica Portuguesa sob a direção de Julia Jones.  Integrado na Orchestrutópicafoi dirigido pelos Maestros Odaline de la Martinez , Cesário Costa e Jean-Sebastien Béreau.

A convite do Maestro Alberto Lysy integrou o grupo de Solistas da Camerata Lysy Gstaadtendo realizado concertos no Festival Açoreano MúsicAntlântica, XXX Festival Internacional de Música da Costa do Estoril e na Internacional Menuhin Academy for Young Soloists em Blonay, Suíça.

Guitarrista convidado do Remix Ensemble – Casa da Música, desde 2005, trabalhou diretamente com compositores como James Dillon e Helmut Lachenmann tendo sido dirigido por Peter Rundel, Rolf Gupta, Baldur Bronnimann e Brad Lubman, entre outros. Integrou também a Orquestra do Teatro Mariinsky de S.Petersburgo sob direcção de Valery Gergiev, a Orquestra Nacional do Porto – Casa da Música sob direção de John Storgards e Christian Baldini e colaborou como o Coro Casa da Música dirigido por Paul Hillier.

Além do território nacional, apresentou-se a solo ou em grupos de câmara em Espanha, Áustria, Suíça, Alemanha, Inglaterra e Holanda. Realizou gravações para a Antena 2, RTP, RTP Internacional e WDR.

É editor-convidado da AVA-Musical Editions para a coleção “Opus Lubra”, composta de música para guitarra solo e música de câmara do compositor Eli Camargo Jr. Realiza também, na mesma editora, a revisão das obras para guitarra de António Vitorino d’Almeida e de Sérgio Azevedo, sendo dedicatário de várias delas.

Leciona na Escola de Música do Conservatório Nacional.

 

E-mail: juliorguerreiro@gmail.com
Website: http://www.mic.pt

Subscreva a nossa newsletter