Jovens Criadores Bolsa das artes 2002/2003 Música

David Cruz

Natural de Santo Tirso, inicia os seus estudos na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave. Termina em 1998 o curso de instrumentista de cordas com a classificação máxima. Em 2002 termina o curso de Instrumentista de Orquestra da Academia Nacional Superior de Orquestra, onde integra a classe do professor Paulo Gaio Lima.

De 2001 a 2003 integra a orquestra de Jovens da União Europeia, com a qual atua em algumas das principais salas Europeias e sobre a direção de alguns dos mais importantes maestros da atualidade.

Em 2005 termina o Mestrado em Música pela Universidade de Indiana (EUA) onde integra as classes de Tsuyoshi Tsutsumi e Janos Starker. Na mesma Universidade, durante o ano de 2005, é assistente da violoncelista Susan Moses.

Também em 2005 ganha o prémio Orrego Salas no Concurso Internacional de Música de Compositores Latino Americanos, organizado pela Universidade de Indiana. Em junho de 2014, concluiu o Doutoramento em Música na Boston University.

Realiza concertos a solo e em música de câmara como violoncelista barroco e gambista com agrupamentos como Boston University Barroque ensemble e masterclasses em Portugal, Espanha e EUA.

É atualmente professor de Instrumento, Música de Câmara e Didática Instrumental na Universidade de Aveiro e membro do Suggia String Quartet.

E-amil: cruzdavid0@gmail.com

Subscreva a nossa newsletter