Uma grande parte do Caminho, com o rio por horizonte, avança pela paisagem serena das planícies da lezíria, e outra parte prossegue por planaltos, serras e vales do maciço calcário das Serras de Aire e Candeeiros, o ancestral e caraterístico território de transição entre o sistema fluvial do Tejo e o litoral atlântico.
O Caminho inicia-se em Lisboa, no estuário do Tejo, no Parque das Nações, precisamente no local onde se realizou a grande Exposição Mundial de 1998, dedicada aos Oceanos, junto da Pala do Pavilhão de Portugal, edifício emblemático projetado pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira e que se encontra classificado como Património Cultural. Termina na Cova da Iria, em pleno Santuário de Fátima, junto da Capelinha das Aparições.
Parte deste Caminho também é um Caminho para Santiago.
Este caminho está divido em 5 jornadas (etapas a percorrer durante 1 dia), cada uma delas com percursos pedonais de cerca de 20/30 km, definidos em função das caraterísticas geográficas e sociais e culturais, da logística de apoio a peregrinos e das adequadas condições de fruição durante um dia de viagem. Ao longo de cada jornada, destacam-se etapas (ou sub-etapas) com caraterísticas específicas, definidas com base nas condições do percurso, nas referencias da paisagem e do património cultural e em eventuais necessidades de pausas para descanso e meditação.
As marcações dos Caminhos de Fátima contam com o apoio do Grupo CIN
Links relacionados:
– Santuário de Fátima
– Visit Portugal
– Albergues *Associação de Peregrinos Via Lusitana