Jovens Criadores Bolsa das artes 2007/2008 Música

Artur Pereira

Nascido em Lamego, Artur Pereira iniciou os seus estudos musicais aos sete anos de idade e deu o primeiro recital aos treze. Estudou no Conservatório de Música do Porto e na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo com Constantin Sandu, e recebeu o primeiro prémio em vários concursos: Jovens Compositores, Conservatório de Música do Porto, e Maria Carolina Pimentel.

Após completar o segundo ano de curso, foi convidado a continuar os estudos na Universidade de Stellenbosch, na Cidade do Cabo, na África do Sul, com Nina Schumann e Benjamin van Eeden, e licenciou-se em 2006 com distinção. Ganhou os primeiros prémios nos concursos ATKV Muziq, e Lionel Bowman para a melhor interpretação da sonata de Beethoven; recebeu ainda o prémio Betsie Cluver para a melhor nota do recital de fim de curso.

Em 2008 iniciou o seu mestrado no Royal Northern College of Music, em Manchester, onde estudou com a pianista Norma Fisher, tendo recebido bolsas do Centro Nacional de Cultura, do Stanley Picker Trust, e da Fundação Ann Gerrard. Nesse mesmo ano, ganhou o primeiro prémio no prestigiado concurso Silverstone-Blank Piano Duo. Participa regularmente em masterclasses com pianistas de renome mundial, incluindo Sequeira Costa, Vladimir Viardo, Konstantin Scherbakov, Andrei Diev, Nelson Goerner, Steven Osborne e Leslie Howard.

Apresenta-se regularmente como solista e em música de câmara no Reino Unido, em Portugal e na África do Sul. Nos últimos anos também se tem dedicado à investigação, para a qual recebeu uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Em 2015, concluiu o doutoramento sobre as Dedicatórias de Beethoven na Universidade de Manchester, sob orientação do Professor Barry Cooper, um dos grandes especialistas mundiais em Beethoven. 

+ info:
Classical Planet
Liszt: Hungarian Rhapsody n.º 12
Debussy: Prelude “Feux d’artifice”

Subscreva a nossa newsletter