Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

A Vida dos Livros

Semanalmente, poderá encontrar a escolha de um livro por Guilherme d’Oliveira Martins. 
De 16 a 22 de abril de 2018.
António Tabucchi descobriu Portugal, um dia na Gare de Lyon, em Paris, através de uma tradução de “Tabacaria”, de Álvaro de Campos, por Pierre Hourcade.
> Ler mais
De 9 a 15 de abril de 2018.
«De Lisboa a La Lys» de Filipe Ribeiro de Menezes (D. Quixote, 2018), a assinalar os cem anos da Batalha de La Lys (9 de abril de 1918), trata do tema “o Corpo Expedicionário Português (CEP) na Primeira Guerra Mundial”, procurando esclarecer um dos mais perturbadores enigmas da história militar portuguesa.  
> Ler mais
De 2 a 8 de abril de 2018.
«Correspondências» (2016), o filme de Rita Azevedo Gomes, parte de uma amizade e de uma fecunda relação epistolar entre Sophia de Mello Breyner Andresen, Francisco de Sousa Tavares e Jorge de Sena.
> Ler mais
De 26 de março a 1 de abril de 2018
Adília Lopes acaba de publicar «Estar em Casa» (Assírio e Alvim, 2018), o terceiro volume de um conjunto autobiográfico, em que se integram «Manhã» (2015) e «Bandolim» (2016), numa série em que a originalidade e a imaginação da autora continuam a afirmar-se plenamente.
> Ler mais
de 17 a 23 de março 2014
"Por Tierras de Portugal – Un Viaje com Unamuno" de Agustin Remesal (La Raya Quebrada, 2014) é uma recriação, ancorada em testemunhos históricos coevos e na escrita do próprio D. Miguel de Unamuno, da relação do reitor de Salamanca com Portugal, feita de um modo tão especial que Teixeira de Pascoaes chegou a dizer se todos os espanhóis fossem como o escritor de "La Agonia del Cristianismo" isso tornar-se-ia perigoso para nós outros… 
> Ler mais
de 10 a 16 de março 2014
Sentimos em «Eduardo Lourenço: A História É a Suprema Ficção», entrevista de José Jorge Letria (Guerra e Paz, 2014), a força de uma extraordinária  paixão por Portugal e a demonstração da sua atualidade. O pequeno livro merece leitura atenta, para que daí partamos para o contacto direto com uma bibliografia muito rica do entrevistado a exigir melhor conhecimento.
> Ler mais
de 3 a 9 de fevereiro 2014
«Religiões da Lusitânia» (3 volumes, 1897-1913) de José Leite de Vasconcelos (1858-1941) é, no conjunto das realizações do historiador, arqueólogo e etnólogo, uma das obras mais conhecidas e marcantes. É, no entanto, muito difícil, afirmar qual o estudo mais importante que realizou, uma vez que a sua curiosidade, o seu conhecimento e a sua capacidade de ir ao encontro dos mais ínfimos elementos da cultura portuguesa dão-lhe significado e projeção ímpares, que exigem atenção e reconhecimento.
> Ler mais
A VIDA DOS LIVROS
«La Littérature en Péril» de Tzvetan Todorov (Flammarion, 2007) é um alerta contra a perigosa rutura entre a literatura e a vida, a criação e a humanidade. Em diversos momentos desta obra, o ensaísta franco-búlgaro recorda-nos Dostoievski e o sofrimento das suas personagens – e considera que é a compreensão da realidade humana, mais do que as análises formais e teóricas, que nos aproximará dos outros e de nós mesmos, como singularidades irrepetíveis em busca da dignidade.
> Ler mais