Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

GRAÇA MORAIS CONVIDA...

A pintora Graça Morais convida todos os sócios e amigos do CNC para a inauguração da sua mais recente exposição Metamorfoses da Humanidade, que acontece no dia 21 de março às 19h00, no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado. 

Refletindo sobre as múltiplas faces da natureza humana, com as suas fragilidades e as suas aterrorizadoras atitudes predatórias, estes desenhos recentes de Graça Morais (realizados em 2018) oferecem-nos, como num espelho quebrado, os múltiplos reflexos dos nossos muitos medos quotidianos: a guerra, a exclusão, a perda absoluta, a fome, a morte. Em cada um dos trabalhos apresentados, como se em pequenos pedaços de um mundo estilhaçado, reconhecemos emoções que nos são íntimas. A voragem, a capacidade de destruir, a vontade de recusar ao outro a sua humanidade e dignidade, ou o desejo de domínio — tudo isso lá está. Mas não apenas isso. À parte o sofrimento das vítimas, também aí representadas, na sua silenciosa e derradeira resistência, na sua resiliente exigência de dignidade, desponta nestes trabalhos o teimoso caminho para a esperança. A empatia pelas vítimas, a capacidade de dar voz a quem a não tem, sente-se e ouve-se nestes trabalhos que mostram, como com uma lupa, as grandes tensões do nosso tempo, condensadas em imagens perturbadoras e tocantes.

Com um primeiro momento em 2018 no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança, a exposição do MNAC apresenta, além desses, outros trabalhos recentes. Depois de Lisboa, será a vez de o Porto receber Metamorfoses da Humanidade, no Museu Nacional Soares dos Reis, de 25 de julho a 29 de setembro.

Curadoria: Jorge da Costa e Emília Ferreira

Exposição patente ao público de 22 de março a 2 de junho, no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado (Rua Capelo, 13 - Lisboa).


Edição: 12 de março de 2019