Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

DIA LITERÁRIO JOEL SERRÃO

Prosseguindo a colaboração com o Centro Cultural de Belém, o CNC organiza mais um Dia Literário destinado a homenagear um grande nome da cultura portuguesa. Dia 9 de março, às 15h00, na Sala Sophia de Mello Breyner Andresen do Centro Cultural de Belém.

Joel Serrão (1919-2008) foi um notável pedagogo que marcou diversas gerações, com grande qualidade e conhecimento rigoroso da História e da Filosofia.
Deixou-nos uma obra multifacetada e muito rica, avultando o imprescindível “Dicionário de História de Portugal” e um conjunto de ensaios sobre o Século XIX e sobre a Geração de 1870 com projeção para o século XX. As análises e comentários ao pensamento e à criatividade literária de Antero de Quental são de leitura obrigatória. A revelação da personalidade caleidoscópica de Fradique Mendes constitui um verdadeiro retrato dos seus criadores. Com efeito, desde a aparição da figura até à extraordinária Correspondência, envolvendo Antero, Batalha Reis, Ramalho e Eça de Queiroz – é a agudeza do sentido crítico de Joel Serrão que permite termos uma preciosa chave para a transição entre os séculos XIX e XX.

PROGRAMA

15h – ABERTURA 
Elísio Summavielle 
Guilherme d’Oliveira Martins 

15h15 - 1º Painel – O Historiador 
Cristina Serrão 
Maria Helena Carvalho dos Santos 
Maria de Fátima Bonifácio (depoimento) 
António Cândido Franco (depoimento) 

16h - 2º Painel – O Pensador 
Ana Maria Almeida Martins 
Jorge Gaspar 
Guilherme d’Oliveira Martins 

16h45 – INTERVALO 

17h15 – 3º Painel – O Cidadão 
Miguel Real 
João Vasconcelos Costa 
João Caraça 

18h – ENCERRAMENTO

M/6 
3€
Parceria | CCB | Centro Nacional de Cultura

Edição: 27 de fevereiro de 2019