Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

JANTAR-DEBATE :: "PORTUGAL: QUE PAÍS VAI A VOTOS?"

Prossegue a 27 fevereiro o ciclo de jantares-debate subordinado ao tema “Portugal: que País vai a votos?”, promovido pelo CPI, em parceria com o CNC e o Grémio Literário, tendo como orador convidado o Prof. Jorge Soares, que preside ao Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, desde 2016, preenchendo o lugar deixado vago por morte de João Lobo Antunes.  

Diretor do Programa Gulbenkian Inovar em Saúde, da Fundação Calouste Gulbenkian, Jorge Soares já fazia parte daquele Conselho, antes de ser eleito para a sua presidência.

O seu currículo é vasto. Presidiu também à Comissão Externa para Avaliação da Qualidade do Ensino, e, mais tarde, assumiu a vice-presidência da Comissão de Ética da Fundação Champalimaud, e, a partir de 2016, foi presidente da Comissão Nacional dos Centros de Referência. É Perito Nacional na União Europeia do 3rd Programme “EuropeAgainst Cancer”.

Para além disto, foi diretor do Serviço de Anatomia Patológica e do Departamento de Patologia Morfológica do Instituto Português de Oncologia.

É Académico Correspondente da Real Academia Nacional de Medicina de Espanha e da Real Academia de Medicina de Granada.

Há ainda a salientar, que Jorge Soares foi Professor Catedrático na Universidade de Lisboa, bem como da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, sendo autor de mais de duas centenas de trabalhos científicos, das quais, 80% em revistas internacionais indexadas de patologia e de oncologia, em especial da cabeça, pescoço e mama.

Numa altura em que o sector público da Saúde atravessa uma considerável e prolongada crise, é inquestionável a oportunidade desta intervenção de Jorge Soares, no âmbito da iniciativa lançada há cinco anos pelo CPI -  Clube Português de Imprensa, em parceria com o CNC – Centro Nacional de Cultura e o Grémio Literário. 

A conferência decorrerá na Sala da Biblioteca do Grémio Literário, uma oportunidade a não perder.

Data e hora: 27 de fevereiro, às 20h30
Local: Grémio Literário 
Informações e inscrições: clube.portugues.imprensa@cnc.pt

Edição: 01 de fevereiro de 2019