Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

Lançamento do Livro "LIBERDADE DA CULTURA: PREPARAR O 25 DE ABRIL"

O livro será lançado no CNC no dia 4 de fevereiro às 18h30, numa sessão de homenagem a Pierre Emmanuel, por ocasião do centenário do seu nascimento, que conta com o apoio da Embaixada de França e do Instituto Francês de Portugal.
Nesta sessão estará presente Roselyne Chenu e alguns dos autores do livro, que poderão dar testemunho das memórias deste tempo. A não perder!

A Gradiva, em colaboração com o Centro Nacional de Cultura, acaba de dar à estampa o livro “LIBERDADE DA CULTURA: PREPARAR O 25 DE ABRIL” com textos de Roselyne Chenu, João Bénard da Costa e Nicolau Andresen Leitão e testemunhos de João Salgueiro, José Medeiros Ferreira, José Pacheco Pereira, Manuel Lucena, Mário Murteira e Nuno Teotónio Pereira.

O livro revela uma faceta menos lembrada da preparação da democracia portuguesa.
Poucos sabem que um grande poeta europeu, Pierre Emmanuel, e a sua direta colaboradora, Roselyne Chenu, tiveram um papel fundamental na preparação das bases de uma sociedade aberta, centrada na liberdade, na democracia e na dignidade humana.
Os testemunhos, os relatos, as referências humanas que aqui se lêem constituem a demonstração de que o compromisso institucional que foi possível consolidar depois de 25 de abril de 1974 não surgiu por acaso. Deveu-se ao empenhamento intelectual e cívico de um conjunto fascinante de personalidades que acreditaram na força das relações humanas e na importância crucial da liberdade.

Mais informações e encomendas do livro: ttamen@cnc.pt

>> Evento Facebook

Apoio à realização desta sessão:

         


Edição: 29 de janeiro de 2016