Jovens Criadores Bolsa das artes 2001/2002 Música

António Alves Ferreira

António Ferreira, violoncelista, nasceu em 1978 na cidade de Santo Tirso. Iniciou a sua formação no meio musical aos 10 anos de idade na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave, concluindo o curso de instrumentista de cordas.

Movido pelo desejo de contactar com novas culturas e de desenvolver a relação com o seu instrumento inicia os seus estudos superiores na Holanda na Hogeschool voor de Kunsten Utrecht, na classe de Elias Arizcuren, concluindo a licenciatura na Christelijke Hogeschool voor de kunsten em Zwolle, com o violoncelista Jeroen Reuling.

Aperfeiçoou-se numa Pós-Graduação na Royal College of Music em Londres com Alexander Boyarsky e na Messiaen Academie of Musik obtendo o título de Master.

Teve o privilégio de trabalhar música de câmara com os quartetos Orpheus e Chilingirian. Distingue-se também, durante estes anos, o trabalho com conceituados violoncelistas como François Guye, Tsuyhoshi Tsutsumi, Marcio Carneiro, Jeroen Den Herder, Albert Bruggen, Lenian Benjamins, Jian Wang, Luís Claret, Dimiti Ferschtman, entre outros.

Foi galardoado nos concursos Jovens Músicos Portugueses e Juventude Musical Portuguesa; laureado com John Foster Award do Royal College of Music e foi bolseiro do Centro Nacional de Cultura.

António Ferreira apresenta-se regularmente em orquestra, recitais a solo e de música de câmara, destacando-se salas como Muziekcentrum Vredenburg (Utrecht), Beurs van Berlage (Amesterdão), Theatro Circo (Braga) e Casa das Artes de V.N.Famalicão.

Como membro de orquestra já se apresentou sob a direção de conceituados maestros como Victor Liberman, Martin André, Cristophe Millet, Ernst Schelle, Roger Norrington, entre outros.

Atualmente, leciona na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave (ARTAVE) e na Associação Ensino e Artes (ARTEDUCA) em Vila Nova de Famalicão.

É membro fundador do Lusocello Ensemble.

E-mail:  amaferreira@hotmail.com
antonio-ferreira.blogspot.com
lusocelloensemble.blogspot.com

Subscreva a nossa newsletter