Cultura Solidária

Uma linha de atuação do Centro Nacional de Cultura que engloba um conjunto de projetos que têm como objetivo principal desenvolver a oferta e o consumo cultural no sentido de uma plena inclusão, considerando a criação, a participação e a fruição por parte de todos os cidadãos.

Os Nós e os Laços

Destinado a promover ações de Animação Cultural nos Centros de Dia e Lares da Terceira Idade da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, este projeto, intitulado Os Nós e os Laços, foi apresentado por altura do lançamento do site dedicado a António Alçada Baptista, sendo através deste que todos os interessados em participar nestas ações como voluntários na área cultural se podem inscrever.

Chiado, Chiadinho

Ateliers infantis para crianças do 1º ciclo do ensino básico das Escolas TEIP (Territórios Escolares de Intervenção Prioritária), que participam num percurso lúdico e formativo no Chiado, proporcionando-lhes experiências no domínio da expressão, da história da arte e do património.

Ver pela Arte

Foi lançado no ano letivo de 2014/2015 o programa VER PELA ARTE, que promove a aprendizagem musical e plástica integradas a crianças, jovens e adultos com deficiência visual, dando a cidadãos com necessidades especiais oportunidade de desenvolver a sua experiência artística e integrar-se na sociedade, promovendo a acessibilidade e a inteligibilidade de conteúdos culturais e artísticos. O CNC acolhe e divulga projetos dedicados às boas práticas na área da acessibilidade à atividade cultural, o desenvolvimento de itinerários culturais para deficientes visuais em parceria com entidades tutelares de equipamentos e a continuação do acompanhamento à atividade Coro “Ver pela Arte”, grupo coral formado, na sua maioria, por deficientes visuais.

Artes e Letras na Prisão

Programa de animação cultural nas prisões nacionais que o Centro Nacional de Cultura desenvolve desde 2017, levando artistas e escritores a partilhar os seus trabalhos, as suas experiências e conhecimentos com os reclusos, valorizando assim o seu enriquecimento e, ao mesmo tempo, dando especial atenção à sua futura reintegração na comunidade.

Cultura Acessível

Em parceria com a Locus Acesso, o Centro Nacional de Cultura tem possibilitado nalguns dos seus “Passeios de Domingo” a participação de jovens e adultos com deficiência visual e auditiva, promovendo a acessibilidade à atividade cultural.

Subscreva a nossa newsletter