Agenda

Francisco George no ciclo “Portugal: que País vai a votos?”

O próximo orador convidado do ciclo “Portugal: que País vai a votos?”, será Francisco George, um prestigiado médico, especialista em Saúde Pública, atual presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, empossado em finais de 2017, após ter desempenhado as funções de diretor-geral da Saúde, a partir de 2005 e durante mais de uma década.

21 de maio, às 20h30, na Sala da Biblioteca do Grémio Literário
Informações e inscrições: clube.portugues.imprensa@cnc.pt

O ciclo é promovido pelo Clube Português de Imprensa, em parceria com o Centro Nacional de cultura e o Grémio Literário. 

Francisco Henrique Moura George, nascido em Lisboa a 21 de outubro de 1947, frequentou, de acordo com a sua biografia oficial, o Colégio Valsassina. 

Licenciado em Medicina, com Distinção, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em 1973, foi interno de Medicina Interna dos Hospitais Civis de Lisboa no Hospital de Santa Marta e completou, em 1977, o Curso de Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública de Lisboa, tornando-se especialista em Saúde Pública.

Foi funcionário da Organização Mundial da Saúde (OMS), e consultor em missões que tiveram lugar em vários pontos do mundo. Após concurso de provas públicas, desempenhou o cargo de chefe de serviço de Saúde Pública, a partir de 1992. 

Foi nomeado diretor-geral da Saúde, primeiro em 2005 e, depois, no seguimento da Reforma da Administração Pública, em 2006 e, novamente, em 2009. Em 2011, por despacho conjunto do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho e do Ministro da Saúde, Paulo Macedo, a comissão de serviço foi renovada, por confirmação, no cargo de diretor-geral da Saúde e mantida depois da reorganização orgânica de fevereiro de 2012. 

No quadro da União Europeia, em representação de Portugal, participou na reunião de peritos no domínio da saúde VIH/SIDA e no Comité de Doenças Relacionadas com a Poluição. Foi, desde 2001, membro do High Level Committee on Health, bem como do Health Security Committee e, desde 2005, participa nas reuniões dos Chief Medical Officers

Em 2004, foi designado membro do conselho de administração e do Comité de Programa do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças, em Estocolmo. No contexto da Organização Mundial da Saúde, tem participado, regularmente, nos trabalhos da Assembleia Mundial da Saúde e do Comité Regional da Europa e foi Membro Suplente do Conselho Executivo da OMS.

É autor e co-autor de uma dezena de artigos científicos publicados, bem como relator de numerosas notas sobre identificação, prevenção e controlo de riscos para a Saúde Pública, elaboradas no quadro das ações conduzidas pela Direção-Geral da Saúde. É autor do Guia de Clínica Médica, destinado a ser utilizado nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, publicado pela Fundação Calouste Gulbenkian, em 1983, e do livro Histórias de Saúde Pública editado em 2004. 

Mais recentemente, publicou um ensaio, “Prevenir doenças e conservar a saúde”, editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, cuja primeira edição esgotou rapidamente. É relator e co-editor da publicação intitulada Health in Portugal publicada, em língua inglesa, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia. 

Na qualidade de conferencista ou preletor convidado, tem participado em numerosas reuniões científicas nacionais e internacionais. 2006, foi condecorado com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, que lhe foi entregue pelo Presidente Jorge Sampaio, e em 2014 recebeu a Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde – Grau Ouro. Em outubro de 2017, deixou o cargo de diretor-geral da Saúde, por ter atingido o limite de idade para exercer funções na Administração Pública. 

Por esse motivo, foi agraciado, com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito, pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa. A 23 de novembro de 2017 iniciou oficialmente o seu mandato como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa. 

É esta personalidade multifacetada, e com relevantes cargos nacionais e internacionais, que estará connosco no próximo dia 21 de maio, na Sala da Biblioteca do Grémio Literário.

Subscreva a nossa newsletter