Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

A Vida dos Livros

Semanalmente, poderá encontrar a escolha de um livro por Guilherme d’Oliveira Martins. 
A VIDA DOS LIVROS
25 Nov 2013 - "Tempo da Música, Música do Tempo" de Eduardo Lourenço (Gradiva, 2012), com organização e prefácio de Bárbara Aniello, acaba de ser agraciado com o Prémio Jacinto do Prado Coelho de ensaio do Centro Português dos Críticos Literários – que assim reconhece um notável conjunto de reflexões pessoais sobre o fenómeno musical e o seu significado na criação artística.
> Ler mais
A VIDA DOS LIVROS
18 Nov 2013 - A última edição de «A Felicidade em Albert Camus», de Marcello Duarte Mathias (Rio de Janeiro, 1975; 3ª ed., D. Quixote, 2013) apresenta-nos na capa um jovem que sorri. Não estamos perante a imagem de alguém que transporta os males do mundo, mas de um homem que olha atento o tempo em que vive – perscrutando o absurdo da existência. A obra tornou-se profundamente atual, e invoca bem o escritor no ano do centenário.
> Ler mais
A VIDA DOS LIVROS
11 Nov 2013 - «Un Autre Visage de l’Europe» (editions Noir sur Blanc, 1989), de Tadeusz Mazowiecki, com prefácio de Jean-Marie Domenach, é uma obra esquecida que deve ser relida e revisitada no momento em que o seu autor nos deixou há muito pouco. O livro reúne diversos textos fundamentais que nos permitem seguir a resistência intelectual polaca e o início da transição democrática.
> Ler mais
A VIDA DOS LIVROS
04 Nov 2013 - "Alfabetos" de Claudio Magris (Quetzal, 2013) é um conjunto de artigos e ensaios sobre a literatura e a cultura, bem como sobre ideias e autores. Encontramo-nos com um dos grandes pensadores europeus do tempo atual, vencedor do Prémio Europeu Helena Vaz da Silva. Para o Centro Nacional de Cultura e para a Europa Nostra foi um motivo de extraordinária alegria podermos receber entre nós um europeu que não esconde o entusiasmo, o sentido crítico e a determinação em nome da cultura de paz.
> Ler mais
A VIDA DOS LIVROS
28 Out 2013 - José Tengarrinha escreveu «Nova História da Imprensa Portuguesa das Origens a 1865» (Temas e Debates – Círculo de Leitores, 2013), onde nos dá conta de modo exaustivo da relação íntima entre a nossa história política e a evolução das publicações escritas. O tema é apaixonante e através dele conseguimos compreender os factos mais relevantes da evolução portuguesa.
> Ler mais
A VIDA DOS LIVROS
21 Out 2013 - «Portugal, Portugueses: Uma Identidade Nacional» (edição FFMS, 2012), de José Manuel Sobral é uma reflexão sobre o que nos caracteriza, procurando compreender as relações complexas, ditadas por uma história antiga e pela coexistência de múltiplos fatores relevantes. Lançando pistas inovadoras sobre um tema muito tratado, o autor procura perceber o que de novo se desenha no horizonte num país que nos últimos anos se abriu para o exterior, e hoje tem de retirar consequências do que se tem passado.
> Ler mais
A VIDA DOS LIVROS
14 Out 2013 - "Quando a Igreja desceu à Terra" (Lucerna, 2013) transcreve um diálogo conduzido por António Marujo entre dois sacerdotes católicos, um que acompanhou os trabalhos do Concílio Vaticano II, enquanto estudante em Roma, e outro, mais jovem, que tem assumido nos meios eclesiásticos portugueses um papel da maior relevância no tocante à comunicação social. O texto não se limita a assinalar os cinquenta anos do Concílio, procura renovar o debate suscitado, atualizando-o e projetando-o nos dias de hoje… E vem-nos, naturalmente, à memória a figura de D. António Ferreira Gomes, Bispo do Porto, que representou entre nós o impulso renovador lançado pelo Papa João XXIII. A memória do seu exemplo não pode ser esquecida.
> Ler mais
A VIDA DOS LIVROS
07 Out 2013 - A Biblioteca Nacional de Portugal organiza, por ocasião do segundo centenário do nascimento de Sören Kierkegaard (1813-1855) a mostra bibliográfica intitulada «Um Dinamarquês Universal», comissariada por Elisabete M. de Sousa e José Miranda Justo. A inauguração foi oportunidade para ouvirmos uma luminosa lição de Eduardo Lourenço, cuja obra está profundamente ligada ao pensador dinamarquês.
> Ler mais