Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

A Vida dos Livros

Semanalmente, poderá encontrar a escolha de um livro por Guilherme d’Oliveira Martins. 
De 15 a 21 de janeiro de 2018.
«Lisboa Antiga» de Júlio de Castilho é uma preciosidade da olissipografia. Aí podemos encontrar dois núcleos fundamentais – Bairro Alto (4 volumes) e Bairros Orientais (12 volumes), além do volume dedicado à Ribeira de Lisboa.
> Ler mais
De 8 a 14 de janeiro de 2018.
«Peregrinações em Lisboa» de Norberto de Araújo são um clássico que ainda hoje deve ser consultado, para melhor conhecermos a cidade de Lisboa e os seus extraordinários segredos históricos. Invocamo-lo a propósito do recente programa «Visita Guiada» (RTP2) de Paula Moura Pinheiro sobre as igrejas do Chiado… 
> Ler mais
De 1 a 7 de janeiro de 2018
«A Revolução Russa» de Sheila Fitzpatrick (Tinta da China), 2017, é uma síntese, dir-se-á pedagógica, sobre os acontecimentos que há um século marcaram a história mundial, com profundas e heterogéneas consequências que ainda hoje marcam o mundo.
> Ler mais
De 25 de dezembro de 2017 a 1 de janeiro de 2018.
António José Saraiva, cujo centenário ocorre a 31 de dezembro, é uma referência fundamental na história da cultura portuguesa – sobre a qual refletiu intensamente, sempre com inteligência e sentido crítico.
> Ler mais
De 18 a 24 de dezembro de 2017.
«Entretiens (1926-1944)» de Emmanuel Mounier (Presses Universitaires de Rennes, 2017) de Bernard Comte e Yves Roulière é um documento fundamental para a compreensão e conhecimento da renovação do pensamento social e cultural católico no século XX com repercussões em Portugal na geração de «O Tempo e o Modo».
> Ler mais
De 11 a 17 de dezembro de 2017.
O ano 2018 está à porta e o Comissário Europeu para a Educação e Cultura, Tibor Navracsics, ao abrir oficialmente o Ano Europeu do Património Cultural, recordou no dia 6, no decorrer do Fórum Europeu da Cultura, que não estamos apenas a falar «de literatura, arte, objetos, mas também de competências aprendidas, de histórias contadas, de alimentos que consumimos e de filmes que vemos».
> Ler mais
De 4 a 10 de dezembro de 2017.
No centenário de Júlio Resende devemos lembrar uma obra multifacetada, tantas vezes ligada à literatura – como nos casos de Sophia de Mello Breyner ou Vergílio Ferreira…
> Ler mais
De 27 de novembro a 3 de dezembro de 2017.
“Os poetas quando são verdadeiros não morrem” - afirmou, há dias, nos Açores ao “Açoriano Oriental” Eduardo Lourenço, aquando das jornadas realizadas pelo Governo Regional e pela Fundação Calouste Gulbenkian nos 175 anos do nascimento do poeta micaelense Antero de Quental (9.11.07).
> Ler mais