Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

A Vida dos Livros

Semanalmente, poderá encontrar a escolha de um livro por Guilherme d’Oliveira Martins. 
Um livro por Semana
Marsilio Cassotti escreveu “Infantas de Portugal Rainhas em Espanha” (A Esfera dos Livros, 2007), que permite seguir o percurso bem diferenciado de onze personalidades, descendentes de reis de Portugal, chamadas ao trono de Castela ou de Espanha. Na capa temos, como seria de esperar, o retrato póstumo que Ticiano pintou a pedido do Imperador Carlos V (Carlos I de Espanha) de sua mulher D. Isabel de Portugal, a mais bela e influente rainha da cristandade, mãe do nosso rei D. Filipe I e filha de D. Manuel I. O Imperador enamorou-se dela mal a viu, diz a tradição, e definiu para ela o maior dote que uma princesa jamais havia tido.
> Ler mais
Um livro por Semana
“Ética” da autoria de Dietrich Bonhoeffer (Assírio e Alvim, 2007) faz parte da colecção “Teofanias” dirigida por José Tolentino Mendonça. Em boa hora a editora teve a coragem de lançar para o público português uma lista de textos tão ricos e pertinentes de Cristina Campo, Soeren Kierkegaard, Simone Weil ou do Cardeal Newman. O conjunto agora dado à estampa é de um dos mais importantes teólogos alemães do século XX e constitui uma oportunidade de excepção para nos interrogarmos sobre o fenómeno religioso numa perspectiva aberta e através de um grande rigor intelectual. Se à primeira vista, o livro é difícil e muito denso, o certo é que, à medida que entramos nele, encontramos uma reflexão profundamente atraente e estimulante.
> Ler mais
Um livro por Semana
“O Essencial sobre Fernando Gil”, de Paulo Tunhas (INCM, 2007) constitui uma invocação rigorosa e justa sobre uma personalidade multifacetada e singularíssima de um grande filósofo português contemporâneo de projecção internacional. Aliás, a colecção “Essencial”, iniciada na Imprensa Nacional por Vasco Graça Moura, é um repositório que tem de ser visitado. Numa opção muito pertinente, o autor desta pequena obra optou por citar abundantemente o filósofo e isso constitui uma das principais mais valias deste texto fundamental.
> Ler mais
Um livro por Semana
“A Vida Quotidiana no Paraguai no tempo dos Jesuítas”, de Maxime Haubert (Livros do Brasil, s.d.) esteve nas mãos dos viajantes que há uma semana terminaram a peregrinação “Os Portugueses ao Encontro da sua História”, desta vez na América do Sul, nas “reduções” dos jesuítas, nos caminhos dos bandeirantes e na interrogação das raízes dos índios guaranis. A Província do Paraguai de que nos fala o livro foi fundada em 1604, por cisão da do Peru, e não corresponde ao actual Estado que leva esse nome, mas a um território muito mais vasto, na zona de influência espanhola, abrangendo Argentina, Uruguai, Rio Grande do Sul, Bolívia Oriental e parte do Chile, além do actual Paraguai.
> Ler mais
UM LIVRO POR SEMANA
Em peregrinação nas terras dos Bandeirantes, o livro da semana é “Raposo Tavares e a Formação Territorial do Brasil” (2 volumes) da autoria de Jaime Cortesão (Portugália, 1966). A obra é aliciante e segue um percurso que nos permite ver sucessivamente a Geografia e a etnografia da América do Sul, “a reacção ao Tratado de Tordesilhas e o mito da ilha-Brasil”, o fenómeno do bandeirismo sob os Filipes, Raposo Tavares e as primeiras bandeiras, as origens sociais do bandeirante, a primeira e a segunda bandeira de Guairá, os bandeirantes e os jesuítas no Tape, a restauração da independência portuguesa, o plano, o desenvolvimento das bandeiras e as conclusões.
> Ler mais
UM LIVRO POR SEMANA
O tempo de férias permite-nos ir ao baú e desencantar velhas edições que mantêm a frescura e a força da novidade. Está neste caso “A Vida Quotidiana no Tempo de Homero” de Émile Mireaux, traduzido por Sophia de Mello Breyner Andresen (Livros do Brasil, s.d.). A primeira edição é de 1957, correspondendo ao número 3 da série “Vida Quotidiana”, traduzida da colecção da Hachette, editora que publicou originalmente este mesmo volume em 1954.
> Ler mais
Um livro por Semana
Hoje não falo de um só livro, mas de muitos livros e de um amigo. Eduardo Prado Coelho (1944-2007) saiu de cena inesperadamente, quando muito esperávamos dele. Simbolicamente escolho “Tudo o que não escrevi” (2 volumes, Asa, 1992 e 1994) como obra de referência. É um diário que retrata bem a sua relação com a vida e com a cultura. No sábado de manhã, quando recebi a notícia, atónito perante o inesperado, escrevi de supetão: «A última vez que falámos, e foi há muito pouco tempo, ouvi dele palavras muito positivas de disponibilidade para novos projectos e para voltar à vida plena.
> Ler mais
Um livro por Semana - Semana de 20 a 26 de Agosto de 2007
“A Rota das Especiarias” de John Keay (Casa das Letras, 2007) fala-nos de um velho enigma a que os povos do Ocidente procuraram dar resposta pelo menos nos dois últimos milénios: o do comércio com o Oriente das espécies necessárias à conservação dos alimentos e ao seu condimento.
> Ler mais