Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

A Vida dos Livros

Semanalmente, poderá encontrar a escolha de um livro por Guilherme d’Oliveira Martins. 
Um livro por Semana
01 Out 2007 - “Ética” da autoria de Dietrich Bonhoeffer (Assírio e Alvim, 2007) faz parte da colecção “Teofanias” dirigida por José Tolentino Mendonça. Em boa hora a editora teve a coragem de lançar para o público português uma lista de textos tão ricos e pertinentes de Cristina Campo, Soeren Kierkegaard, Simone Weil ou do Cardeal Newman. O conjunto agora dado à estampa é de um dos mais importantes teólogos alemães do século XX e constitui uma oportunidade de excepção para nos interrogarmos sobre o fenómeno religioso numa perspectiva aberta e através de um grande rigor intelectual. Se à primeira vista, o livro é difícil e muito denso, o certo é que, à medida que entramos nele, encontramos uma reflexão profundamente atraente e estimulante.
> Ler mais
Um livro por Semana
24 Set 2007 - “O Essencial sobre Fernando Gil”, de Paulo Tunhas (INCM, 2007) constitui uma invocação rigorosa e justa sobre uma personalidade multifacetada e singularíssima de um grande filósofo português contemporâneo de projecção internacional. Aliás, a colecção “Essencial”, iniciada na Imprensa Nacional por Vasco Graça Moura, é um repositório que tem de ser visitado. Numa opção muito pertinente, o autor desta pequena obra optou por citar abundantemente o filósofo e isso constitui uma das principais mais valias deste texto fundamental.
> Ler mais
Um livro por Semana
17 Set 2007 - “A Vida Quotidiana no Paraguai no tempo dos Jesuítas”, de Maxime Haubert (Livros do Brasil, s.d.) esteve nas mãos dos viajantes que há uma semana terminaram a peregrinação “Os Portugueses ao Encontro da sua História”, desta vez na América do Sul, nas “reduções” dos jesuítas, nos caminhos dos bandeirantes e na interrogação das raízes dos índios guaranis. A Província do Paraguai de que nos fala o livro foi fundada em 1604, por cisão da do Peru, e não corresponde ao actual Estado que leva esse nome, mas a um território muito mais vasto, na zona de influência espanhola, abrangendo Argentina, Uruguai, Rio Grande do Sul, Bolívia Oriental e parte do Chile, além do actual Paraguai.
> Ler mais
UM LIVRO POR SEMANA
10 Set 2007 - Em peregrinação nas terras dos Bandeirantes, o livro da semana é “Raposo Tavares e a Formação Territorial do Brasil” (2 volumes) da autoria de Jaime Cortesão (Portugália, 1966). A obra é aliciante e segue um percurso que nos permite ver sucessivamente a Geografia e a etnografia da América do Sul, “a reacção ao Tratado de Tordesilhas e o mito da ilha-Brasil”, o fenómeno do bandeirismo sob os Filipes, Raposo Tavares e as primeiras bandeiras, as origens sociais do bandeirante, a primeira e a segunda bandeira de Guairá, os bandeirantes e os jesuítas no Tape, a restauração da independência portuguesa, o plano, o desenvolvimento das bandeiras e as conclusões.
> Ler mais
UM LIVRO POR SEMANA
03 Set 2007 - O tempo de férias permite-nos ir ao baú e desencantar velhas edições que mantêm a frescura e a força da novidade. Está neste caso “A Vida Quotidiana no Tempo de Homero” de Émile Mireaux, traduzido por Sophia de Mello Breyner Andresen (Livros do Brasil, s.d.). A primeira edição é de 1957, correspondendo ao número 3 da série “Vida Quotidiana”, traduzida da colecção da Hachette, editora que publicou originalmente este mesmo volume em 1954.
> Ler mais
Um livro por Semana
27 Ago 2007 - Hoje não falo de um só livro, mas de muitos livros e de um amigo. Eduardo Prado Coelho (1944-2007) saiu de cena inesperadamente, quando muito esperávamos dele. Simbolicamente escolho “Tudo o que não escrevi” (2 volumes, Asa, 1992 e 1994) como obra de referência. É um diário que retrata bem a sua relação com a vida e com a cultura. No sábado de manhã, quando recebi a notícia, atónito perante o inesperado, escrevi de supetão: «A última vez que falámos, e foi há muito pouco tempo, ouvi dele palavras muito positivas de disponibilidade para novos projectos e para voltar à vida plena.
> Ler mais
Um livro por Semana - Semana de 20 a 26 de Agosto de 2007
20 Ago 2007 - “A Rota das Especiarias” de John Keay (Casa das Letras, 2007) fala-nos de um velho enigma a que os povos do Ocidente procuraram dar resposta pelo menos nos dois últimos milénios: o do comércio com o Oriente das espécies necessárias à conservação dos alimentos e ao seu condimento.
> Ler mais
Um livro por Semana
13 Ago 2007 - “Pessoa e Democracia” de Maria Zambrano (Fim de Século, 2004) apareceu pela primeira vez em 1958, em Porto Rico, num momento em que havia grandes expectativas sobre a renovação democrática, para além das fronteiras europeias. A autora (1904-1991), discípula de Ortega y Gasset e de Unamuno, estava exilada desde a guerra civil espanhola e desenvolveu em diversas universidades latino americanas um notável magistério, sendo reconhecida hoje como uma das grandes referências literárias e filosóficas da hispanidade.
> Ler mais