Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

A Vida dos Livros

Semanalmente, poderá encontrar a escolha de um livro por Guilherme d’Oliveira Martins. 
De 15 a 21 de outubro de 2018.
O início da publicação de Escritos sobre Cinema de João Bénard da Costa (Cinemateca, 2018) constitui um momento especial na vida cultural portuguesa.
> Ler mais
De 8 a 14 de outubro de 2018.
«Loulé – 630 Anos de Poder Local» (edição da Câmara Municipal de Loulé, 2014) constitui um repositório valioso, envolvendo uma exposição e os textos apresentados a esse propósito – onde se documenta um acervo precioso onde avultam as Atas de Vereação mais antigas do País.
> Ler mais
De 1 a 7 de outubro de 2018.
Sob os auspícios da UNESCO, Hélio Jaguaribe, há poucos dias falecido, coordenou um notável quadro panorâmico intitulado “Um Estudo Crítico da História” (Paz e Terra, 2001), publicado em dois volumes. A obra é fundamental e o seu autor dos mais lúcidos pensadores contemporâneos.
> Ler mais
De 24 a 30 de setembro de 2018
«Sua Excelência, de Corpo Presente» (D. Quixote, 2018) de Pepetela é o retrato implacável de um país imaginário, situado em África, visto por um alto dignitário que inesperadamente morre…
> Ler mais
De 17 a 23 de setembro de 2018
“Retábulo das Matérias - 1956-2013” (INCM, 2018) de Pedro Tamen, na coleção Plural, permite a revisitação da obra de um grande poeta, compreendendo a importância e o significado de um percurso ricamente singular.
> Ler mais
De 10 a 16 de setembro de 2018
O códice número 477 da Biblioteca Nacional de Portugal, intitulado “Crónica de El Rei Dom Sebastião, Décimo Sexto Rei dos de Portugal na qual se contém, por maior, os sucessos do seu Reinado e vida”, da autoria de Miguel Pereira (1584), constitui o mais antigo relato sobre a vida e reinado de D. Sebastião que chegou até nós.
> Ler mais
De 3 a 9 de setembro de 2018
«Dramas Imperfeitos – Teatro Clássico Português: Um Repertório a Descobrir» (Eos edições, 2017) de Silvina Pereira é um conjunto de pequenos ensaios que constitui um excelente apelo aos nossos educadores e estudiosos para que o Teatro Clássico português seja lembrado, lido e representado.
> Ler mais
De 27 de agosto a 2 de setembro de 2018
«Jornal do Observador» de Vitorino Nemésio (Verbo, 1974) é um repositório de crónicas do romancista, poeta e ensaísta onde o tema da cultura portuguesa é recorrente – considerado como um fecundo ponto de encontro de influências diversas, onde o humanismo universalista está bem evidenciado.
> Ler mais