Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

A Vida dos Livros

Semanalmente, poderá encontrar a escolha de um livro por Guilherme d’Oliveira Martins. 
A VIDA DOS LIVROS
«O Concerto Interior – Evocações de um Poeta» (Assírio e Alvim, 2012) de António Osório é um conjunto de recordações de um grande poeta, que usa um registo duplo para partilhar connosco o seu enorme talento literário e a sua grande generosidade pessoal – registo poético e prosa serena e fecunda.
> Ler mais
A VIDA DOS LIVROS
«Chica da Silva e o Contratador de Diamantes: o outro lado do Mito», de Júnia Ferreira Furtado (Companhia das Letras, 2003) é uma oportunidade para conhecermos um pouco mais o Brasil mineiro do século XVIII, com as suas contradições, dúvidas e projetos.
> Ler mais
A VIDA DOS LIVROS
Na visita ao complexo da Pampulha, em Belo Horizonte, compreendemos que ali se deu uma viragem na arquitetura mundial, que culminaria na construção de Brasília, graças também ao impulso decisivo do entusiasta de Belo Horizonte, o célebre prefeito J.K.. Hoje recordamos o diálogo entre a arte barroca e as suas sequelas modernas e a obra-prima de Gilberto Freyre (1900-1987) «Casa Grande e Senzala» (1933).
> Ler mais
A VIDA DOS LIVROS
«Nacionalismo e Patriotismo na Sociedade Portuguesa actual» (IDN, s.d., 1988) é um conjunto de ensaios escritos sobre um inquérito de opinião lançado o tema para os cidadãos em geral, sob a coordenação do General Pelágio Castelo Branco. Estamos perante um rico conjunto de reflexões, de Eduardo Lourenço, António Quadros, J. M. Silva Pinto e Manuel Braga da Cruz, que ainda hoje merecem uma leitura atenta.
> Ler mais
A VIDA DOS LIVROS
«O Segredo de Ouro Preto e Outros Caminhos» (Bertrand, 1954) de Vitorino Nemésio é uma obra apaixonante. Aí se encontra a verdadeira descoberta por Nemésio da força e da importância da cultura brasileira no mundo da língua portuguesa. É um livro indispensável para compreendermos não só o autor, mas também a importância de um diálogo necessário entre os dois lados do Atlântico. Minas Gerais são muito mais do que o coração brasileiro, são a chave para a compreensão da unidade brasileira e das potencialidades presentes e futuras do diálogo luso-brasileiro.
> Ler mais
A VIDA DOS LIVROS
«Breviário Cooperativo – O Pensamento de António Sérgio», de Fernando Ferreira da Costa (s.d., 1980?) é um pequeno livro, tornado atual, que hoje se lê com muito agrado, no qual se recorda o grande ensaísta português, considerando as suas principais intervenções na defesa do cooperativismo.
> Ler mais
A VIDA DOS LIVROS
«No meio do caminho tinha uma pedra / tinha uma pedra no meio do caminho / tinha uma pedra / no meio do caminho tinha uma pedra. // Nunca me esquecerei desse acontecimento / na vida de minhas retinas tão fatigadas. / Nunca me esquecerei que no meio do caminho / tinha uma pedra / tinha uma pedra no meio do caminho / no meio do caminho tinha uma pedra». Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) deixou-nos há vinte e cinco anos, e teria hoje se vivesse 110 anos. Em Itabira celebrámo-lo, lendo-o, lembrando-o, poeta maior da nossa língua comum!
> Ler mais
A VIDA DOS LIVROS
«Primeiras Estórias», de João Guimarães Rosa (Editora Nova Fronteira, 2005) é uma magnífica introdução à poderosa obra de um dos maiores escritores mundiais do século XX. Ao lermos, no regresso de Minas Gerais, estes 21 contos, que nos enchem de humanidade e de encantamento, descobrimos que a vida é um caleidoscópio feito do confronto de forças complementares e contraditórias, insondáveis e acessíveis, inesperadamente presentes.
> Ler mais