Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

A Vida dos Livros

Semanalmente, poderá encontrar a escolha de um livro por Guilherme d’Oliveira Martins. 
A VIDA DOS LIVROS
«Princípios de Filosofia ou Monadologia» de Gottfried Wilhelm von Leibniz (1646-1716) (tradução, introdução e notas de Luís Martins) (INCM, 1987) é uma das obras-primas da filosofia europeia, caracterizando-se pela sua clareza e concisão, algo enganadores sobre a respetiva simplicidade. Apesar da complexidade trata-se de uma síntese notável sobre o pensamento do autor.
> Ler mais
A VIDA DOS LIVROS
Ao publicar «O Ano XX, Lisboa 1946 – Estudo de Factos Socioculturais» (INCM, 2012), José-Augusto França prossegue uma obra multifacetada, incansável e minuciosa, onde se têm incluído estudos de tempo, que nos permitem compreender os acontecimentos emblemáticos de determinados períodos, partindo daí para o entendimento do país e do mundo, uma vez que a história sociocultural permite chegarmos à visão de conjunto, sobretudo quando o cicerone é referência da história da arte europeia e mundial.
> Ler mais
A VIDA DOS LIVROS
Referimos três livros apresentados nos últimos dias, que merecem atenção. Referimo-nos a «Acta est Fabula, Memórias – I – Lourenço Marques (1930-1947)» de Eugénio Lisboa (Opera Omnia, 2012); «A Cidade da Saúde» de Artur Portela (Bizâncio, 2012) e «Partes de Mim», poemas de Carlos Melo Santos (Chiado Editora, 2012). São obras diferentes, sobre as quais publicamos três notas, a partir das apresentações realizadas.
> Ler mais
A VIDA DOS LIVROS
Eduardo Prado Coelho foi um ensaísta especial. Conhecendo bem as regras e a história do ensaísmo, procurou na sua escrita abrir novos horizontes. Em «o Cálculo das Sombras» (Asa, 1997) publica-se um texto fundamental: «O Ensaio em geral» (conferência no Centro Pompidou, em 1988) que merece leitura atual muito atenta.
> Ler mais
A VIDA DOS LIVROS
«Brèsil Baroque – Entre Ciel et Terre» é o catálogo da exposição promovida pela União Latina no Petit Palais de Paris, em 1999-2000, quando o Secretário-Geral da União Latina era o Embaixador Geraldo Cavalcanti, que encontrámos na visita que fizemos à Academia Brasileira de Letras. É uma peça fundamental para o conhecimento do Barroco de Minas Gerais, a que regressamos, na sequência da nossa viagem de Setembro passado.
> Ler mais
A VIDA DOS LIVROS
«O Cardeal D. Henrique – Obra impressa» de João José Alves Dias (Biblioteca Nacional de Portugal, 2012) é mais do que o catálogo da mostra bibliográfica que assinalou o centenário do nascimento do Cardeal Infante, uma vez que nos apresenta um repositório de grande interesse histórico e bibliográfico, com revelações inéditas, reveladoras de elementos até agora desconhecidos e de uma faceta nova da vida, obra e da ação literária, teológica e legislativa do último monarca da dinastia de Avis.
> Ler mais
A VIDA DOS LIVROS
Ao lermos o livro de José Pedro Castanheira «Jorge Sampaio – Uma Biografia» (Porto Editora, Edições Nelson de Matos, 2012), cujo primeiro volume acaba de ser dado à estampa, estamos perante o exemplo de um bom e indispensável exercício de história política. Mais do que uma biografia tradicional, a obra contém, a partir da personalidade multifacetada de Jorge Sampaio, o retrato de um período fundamental da vida nacional, no qual o Centro Nacional de Cultura tem lugar destacado.
> Ler mais
A VIDA DOS LIVROS
«O Concerto Interior – Evocações de um Poeta» (Assírio e Alvim, 2012) de António Osório é um conjunto de recordações de um grande poeta, que usa um registo duplo para partilhar connosco o seu enorme talento literário e a sua grande generosidade pessoal – registo poético e prosa serena e fecunda.
> Ler mais