Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

A Vida dos Livros

Semanalmente, poderá encontrar a escolha de um livro por Guilherme d’Oliveira Martins. 
A VIDA DOS LIVROS
30 Set 2013 - O último livro de António Ramos Rosa (1924-2013) é constituído por poemas breves e leva por título «Em Torno do Imponderável» (2012). A obra do grande poeta caracteriza-se por ser diversa e prolífera, podendo dizer-se que é uma das mais significativas no século XX português. Deixou-nos há dias. Segundo o testemunho de sua filha Maria Filipe, os últimos momentos do poeta foram dominados pela recordação do verso «Estou vivo e escrevo sol» (1966). Até ao fim, sentimos-lhe a coerência da procura da palavra.
> Ler mais
A VIDA DOS LIVROS
23 Set 2013 - Rob Riemen, ensaísta e filósofo, fundador e diretor do Instituto holandês Nexus, ao escrever sobre a «Nobreza de Espírito – Um Ideal Esquecido» (Bizâncio, 2011) fala-nos, de um modo aberto e esclarecedor, da relação entre cultura e liberdade, dando ênfase à obra de Thomas Mann.
> Ler mais
A VIDA DOS LIVROS
16 Set 2013 - Krzysztof Michalski (1948-2013) deixou-nos como última obra «The Flame of Eternity, An Interpretation of Nietzsche’s Thought» (Princeton University Press) que constitui um corolário de um vida de pensamento e ação, que merece ser recordada.
> Ler mais
A VIDA DOS LIVROS
09 Set 2013 - João de Deus Ramos, na sua obra «Portugal e a Ásia Oriental» (Fundação Oriente, 2012) reúne um significativo acervo de estudos e comunicações que nos permitem compreender melhor a relação de diálogo entre as culturas da China e de Portugal. Obedecendo a critérios de rigor histórico, o autor articula os factos e os conhecimentos com uma sensibilidade especial relativamente à contemporaneidade e aos desafios futuros colocados por este intercâmbio civilizacional. Trata-se, pois de uma obra de leitura indispensável, sobretudo num momento em que o CNC visita o Grande Império do Meio.
> Ler mais
A VIDA DOS LIVROS
02 Set 2013 - «Henrique, o Infante» de João Paulo Oliveira e Costa (Esfera dos Livros, 2012) e «1394-1494 – Do Infante a Tordesilhas» de João Silva de Sousa (1995) são duas obras que permitem conhecer e compreender melhor o lugar do Infante D. Henrique no seu tempo e na história dos Descobrimentos portugueses – para além das simplificações e dos mitos…
> Ler mais
A VIDA DOS LIVROS
26 Ago 2013 - Em memória de Urbano Tavares Rodrigues, lembramos hoje o algarvio «Agosto Azul» (1904) de Manuel Teixeira Gomes, um dos grandes escritores da nossa língua, que o romancista agora desaparecido tão bem estudou, dando-nos a possibilidade de conhecer melhor o nosso sul. «Eu era novo então, forte, petulante, fulgurando a miúdo em súbitas exultações, na plena fase de herói, orgulhoso, dominando a vida e gastando-a com fausto, perdulário sibarita que a sorvia, sorrindo, nas aparências luxuriantes e a sugava até à essência saborosa ou amarga...». Recordamos também a «Corografia do Reino do Algarve», escrita no século XVI por Frei João de S. José.
> Ler mais
A VIDA DOS LIVROS
19 Ago 2013 - A leitura da "Peregrinação Interior" de António Alçada Baptista (Moraes, 1971 e Uranus, 1982) permite compreendermos como aconteceu, sobretudo a partir dos anos cinquenta em Portugal, a abertura para a democracia de um campo no qual o Estado Novo tinha procurado e tinha conseguido um apoio estável, o dos meios eclesiais católicos. Desvanecida a sombra negra do anticlericalismo, que marcara a transição do século XIX para o século XX, emergiu o tema da liberdade, do desenvolvimento do pós-guerra e do combate do atraso. A obra é uma ilustração viva desse choque.
> Ler mais
A VIDA DOS LIVROS
12 Ago 2013 - O último número de "Le Magazine Littéraire" (agosto de 2013) é dedicado a "Dez grandes vozes da literatura estrangeira". A revista apresenta um dossiê onde se fala dos autores mundiais de referência. Lídia Jorge é um dos autores em destaque, com presença na capa.
> Ler mais