Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

Reflexões

Textos do Presidente do CNC, Guilherme d'Oliveira Martins, de Novembro 2002 a Outubro 2005
De 8 a 14 de Novembro de 2004
08 Nov 2004 - "O actual estado de coisas na Educação exige que haja compromissos duráveis em nome da qualidade. Impõe-se que as responsabilidades dos diferentes agentes sejam assumidas. O Estado tem de assegurar a Educação de qualidade para todos, sem discriminações, preservando a liberdade e o direito de ensinar e aprender."
> Ler mais
De 1 a 7 de Novembro de 2004
01 Nov 2004 - "Júlio Pomar lembrou-nos em Sintra, no Museu de Arte Moderna, num dia em que a chuva não nos impediu de poder desfrutar a arte substantiva do Mestre: “Umas cores achei, outras roubei com estas mãos que são os olhos que me dou”. (...)
> Ler mais
De 25 a 31 de Outubro de 2004
25 Out 2004 - "Terminou a quinta edição da Festa no Chiado. O público acorreu, houve entusiasmo e gosto pelo lugar de culto que é o Chiado. Valeu a pena. Vale sempre a pena regressar à aldeia de Fernando Pessoa. (...)"
> Ler mais
De 18 a 24 de Outubro de 2004
18 Out 2004 - António Ramos Rosa completou oitenta anos. A acompanhar um texto justíssimo de Gastão Cruz (publicado no Público) sobre o poeta nós, os seus leitores e admiradores, tivemos um afectuoso presente – um poema inédito, como de costume, luminoso e sentido...
> Ler mais
De 11 a 17 de Outubro de 2004
11 Out 2004 - "Graham Greene (1904-1991) nasceu há cem anos. É uma das grandes referências da literatura europeia do século XX. Quem, no futuro, quiser conhecer o tempo em que vivemos, terá de ler os romances de Greene. A violência e a barbárie da guerra quente, o cinismo da guerra fria, o fim dos impérios e as lutas de emancipação, a difícil persistência dos princípios perante a inexorável força das coisas... "
> Ler mais
De 4 a 10 de Outubro de 2004
04 Out 2004 - "A língua portuguesa é pátria de várias pátrias. A afirmação tem tudo menos de retórico. Basta circularmos, basta ir ao encontro de quem fala português, nos países irmãos e nas comunidades que têm o português como língua, para percebermos que há uma pátria plural, um encruzilhada de afinidades electivas, que enriquece o “melting pot” que somos originalmente. (...)"
> Ler mais
De 27 de Setembro a 3 de Outubro de 2004
27 Set 2004 - "Continuo a falar-vos do périplo africano integrado no ciclo “Portugueses ao Encontro da Sua História”. Ao visitar a Ribeira Grande, a Cidade Velha, na ilha de Santiago, em Cabo Verde, tivemos a grata possibilidade de ligar várias peças do mesmo “puzzle”. Eis-nos num lugar de passagem obrigatória. (...)"
> Ler mais
De 20 a 26 de Setembro de 2004
20 Set 2004 - Escrevo no regresso de um périplo onde as emoções se encontraram com a memória. Em mais uma iniciativa do CNC "Os Portugueses ao Encontro da sua História", com o espírito das "descobertas", fizemos no Atlântico a recriação da "viagem" dos portugueses...
> Ler mais