Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

Reflexões

Textos do Presidente do Grande Conselho do CNC, Guilherme d'Oliveira Martins, de Novembro 2002 a Outubro 2005
De 21 a 27 de Fevereiro de 2005
"Cesário Verde nasceu há 150 anos em Lisboa, na freguesia da Madalena – a 25 de Fevereiro de 1855. Teve uma vida e uma obra brevíssimas. Por um triz, poderiam ter ficado esquecidos o seu génio poético e um sinal evidente de modernidade. Teve razão antes de tempo."
> Ler mais
De 14 a 20 de Fevereiro de 2005
"A participação de todos é fundamental. Portugal está confrontado com desafios exigentes que dizem respeito a todos. O voto é um direito e um dever. A sociedade pluralista e aberta em que vivemos precisa da participação responsável e crítica de todos."
> Ler mais
De 7 a 13 de Fevereiro de 2005
"Em que situação nos encontramos? Haverá medo de existir? Será a inveja um sistema, mais do que um sentimento? Por que motivo regressou o pessimismo e a ausência de vontade para superar os erros, as incapacidades e as dúvidas? Veja-se como os diagnósticos negativos se multiplicam. (...)"
> Ler mais
De 31 de Janeiro a 6 de Fevereiro de 2005
"Há sessenta anos que o campo de Auschwitz foi libertado. Foi a 24 de Janeiro de 1945. Para nós, é a memória do horror. Chegam-nos relatos terríveis do que foi a “solução final”. (...)"
> Ler mais
De 24 a 30 de Janeiro de 2005
"Miguel Torga (1907-1995) morreu há dez anos. Nascido em S. Martinho da Anta, no coração de Trás-os-Montes, deixou-nos a recordação bem viva da gente e da terra: «homens inteiros, saibrosos, altos, espadaúdos, que olham de frente e têm no rosto as mesmas rugas da terra(...)"
> Ler mais
De 17 a 23 de Janeiro de 2005
Realizou-se no último fim-de-semana a Ponte Cultural Lisboa/Porto, organizada de novo pelo CNC. "A cidade, os seus arredores, as praias próximas, descendo para Sul, permanecem para mim a pátria dentro da pátria, a Terra materna, o lugar primordial que me funda...
> Ler mais
De 10 a 16 de Janeiro de 2005
Quando se fala de futuro vem à baila o tema da Educação. Há sempre mil receitas e muitas vezes há a tentação de culpar a escola de todos os males e de todas incertezas da sociedade. O que distingue uma sociedade desenvolvida de uma sociedade atrasada é a capacidade para aprender mais e melhor...
> Ler mais
De 3 a 9 de Janeiro de 2005
Hoje é dia de fazer o juízo do ano. E a última semana foi motivo sério de reflexão sobre o essencial e o acessório. Acabamos de assistir a uma inaudita tragédia. Ultrapassa a centena de milhar o número de vítimas do terramoto e do “tsunami” do Índico...
> Ler mais