Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

ATIVIDADES PARA PÚBLICOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

O CNC abre a participação no seu passeio ao Hospital de S. José, no próximo dia 14 de outubro, a um número limitado de pessoas surdas. 

Nesta visita, pretende-se mostrar o valioso património e destacar as memórias deste antigo e importante convento e colégio, o Colégio de Santo Antão, transformado em hospital. Um percurso histórico multisecular que permitirá descobrir facetas únicas da cultura e da sociedade portuguesa.

Esta atividade será desenvolvida em parceria com a Locus Acesso e terá interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

Património e Memória: Hospital de São José
Domingo, 14 de outubro
 
Exemplo referencial dos antigos conventos transformados em hospitais, é um complexo patrimonial e artístico com testemunhos de diversas épocas. A sua origem está ligada à Companhia de Jesus que veio para Portugal pouco tempo depois da sua fundação, chamada por D. João III, que lhe destinou primeiro o Convento de Santo Antão, à Mouraria, onde é fundado, em 1552, o primeiro colégio da Companhia em todo o mundo. O Colégio de Santo Antão-o-Novo seria completado com uma grandiosa igreja, iniciada em 1613 e terminada em 1652 e uma magnífica sacristia da autoria do Arq. João Antunes, construída entre 1696 e 1700, obras generosamente apoiadas pela Condessa de Linhares, D. Filipa de Sá. Com a saída dos Jesuítas no século XVIII, o então célebre Colégio de Santo Antão-o-Novo passa a abrigar os doentes provenientes do Hospital de Todos-os-Santos destruído pelo terramoto de 1755. Assim surge o Hospital Real de S. José.

Guia: Célia Pilão
Horário:10h00
Duração: manhã
Limite: 25 pessoas
Local de encontro: átrio do edifício da Biblioteca do Hospital de São José (virado para o Martim Moniz)

Gratuito
Inscrições até dia 10 de outubro

 

Edição: 11 de outubro de 2018