Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

Jantar-debate :: "O estado do Estado: Estado, Sociedade, Opções"

Mário Centeno, Ministro das Finanças e Presidente do Eurogrupo, é o nosso orador convidado para o jantar-debate do próximo dia 22 de maio, promovido pelo Clube Português de Imprensa, em parceria com o Centro Nacional de Cultura e o Grémio Literário.
Mário José Gomes de Freitas Centeno nasceu em Olhão, em dezembro de 1966, e fez o seu percurso académico em Lisboa, para onde veio morar, com os pais e irmãos, quando tinha 15 anos. Obteve no ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão a sua licenciatura em Economia, em 1990, seguida de um mestrado em Matemática Aplicada na mesma escola superior.

Os que o conheceram nesse tempo recordam-no como um estudante aplicado, de trato fácil, mas não extrovertido. Fazia parte da associação de estudantes e interessava-se pelo desporto, jogando na equipa de râguebi.

Mário Centeno prossegue os seus estudos superiores, a partir de 1995, na Universidade de Harvard, nos EUA, onde obtém, primeiro, um mestrado em Economia, e depois o doutoramento na mesma especialidade.

De regresso a Portugal, foi economista no Banco de Portugal, de 2000 a 2004, e director-adjunto do Departamento de Estudos Económicos da mesma instituição, de 2004 a 2013.

Entre 2004 e 2013 foi ainda membro do Comité de Política Económica da Comissão Europeia. E entre 2007 e 2013 foi, em Portugal, Presidente do Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento das Estatísticas Macroeconómicas, do Conselho Superior de Estatística.

É Professor Catedrático do ISEG, onde iniciou a sua formação académica superior.

A 26 de novembro de 2015 tomou posse como Ministro das Finanças do XXI Governo Constitucional, e a 4 de dezembro de 2017 foi eleito Presidente do Eurogrupo, tendo a sua candidatura sido apoiada pela Espanha, França, Itália e Alemanha.

Ficou na história dos meios europeus, em maio de 2017, o elogio que lhe foi feito por Wolfgang Schäuble, então Ministro das Finanças da Alemanha, quando lhe chamou o “Ronaldo do Ecofin”.

Data e hora: 22 de maio, às 20h30
Local: Grémio Literário
Informações e inscrições: clube.portugues.imprensa@cnc.pt
Edição: 17 de maio de 2018