Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

Prémio Escolar AEPC 2018

O Prémio insere-se no âmbito da celebração de 2018 como Ano Europeu do Património Cultural. Destina-se ao 3º Ciclo do Ensino Básico e ao Ensino Secundário e propõe aos docentes que realizem com os seus alunos atividades pedagógicas de pesquisa, seleção e análise de aspetos do Património Cultural Europeu (material ou imaterial).

Objetivo 

O prémio visa promover o conhecimento do património cultural europeu nas suas múltiplas dimensões e mutações, dinamizando iniciativas que garantam a sua sustentabilidade e proteção, assim como o diálogo entre diferentes realidades culturais.

Destinatários

Este prémio destina-se a estabelecimentos escolares, públicos e privados, com 3º Ciclo do Ensino Básico e, ou com Ensino Secundário e Profissional. 

Nota: Os trabalhos candidatos deverão ser submetidos por docentes. Cada docente poderá submeter um ou vários trabalhos coletivos, de turma, de grupo ou individuais.

Trabalhos a realizar 

O prémio propõe aos docentes do 3º Ciclo do Ensino Básico e dos Ensinos Secundário e Profissional que realizem com os seus alunos atividades pedagógicas de pesquisa, seleção e análise de vertentes/aspetos do Património Cultural Europeu (material ou imaterial) que os levem a produzir duas apresentações em formato digital:

  • Uma apresentação de vertentes/aspetos do património cultural da sua comunidade local ou do património cultural português;
  • Uma apresentação de vertentes/aspetos do património cultural europeu.

As apresentações deverão destacar as características mais relevantes dos aspetos /vertentes escolhidos e o seu valor enquanto herança cultural. Poderão ainda enunciar medidas ou comportamentos dos cidadãos que possam proteger, valorizar ou desenvolver os domínios focados no trabalho.

Os conteúdos deverão ser apresentados num ou em vários dos seguintes formatos: texto, vídeo, áudio, fotografia, ilustração e infografia, elaborados pelos concorrentes ou selecionadas em fontes expressamente citadas. 

Para participar 

Para submeter os trabalhos, os docentes das escolas participantes deverão preencher o formulário de candidatura e registá-lo na plataforma digital da iniciativa.
Nota: Haverá lugar à participação do público na apreciação dos trabalhos divulgados na plataforma digital do Prémio, mediante a introdução de menções positivas (like).
Mais informações sobre como participar e o modelo de candidatura serão disponibilizadas aqui

Apoio à realização dos trabalhos

Para apoiar a realização das apresentações, o CITI-UNL e o CIEJD-MNEfacultam os seguintes elementos:

  • Apresentações sobre o tema Património Cultural, numa perspetiva dinâmica e abrangente, direcionadas para os níveis de Ensino objeto do concurso.
  • Tutorial para apoiar a elaboração digital das apresentações.
  • Exemplificação de uma apresentação de património cultural local/nacional.
  • Exemplificação de uma apresentação de património cultural europeu.
  • Mapa interativo da Europa exemplificativo do estabelecimento de pontos comuns entre diferentes vertentes e dimensões do património e respetiva georreferenciação no espaço europeu de molde a unir pontos considerados comuns.
  • Divulgação de fontes informativas digitais ou em papel que proporcionem às escolas conteúdos acessíveis e relevantes sobre o tema Património Cultural Europeu.

Critérios de avaliação
  

As candidaturas serão avaliadas por um grupo de especialistas nas diferentes áreas com base nos seguintes critérios:

  • Concretização dos objetivos do prémio;
  • Originalidade;
  • Pertinência e rigor;
  • Correção e clareza da expressão;
  • Qualidade e adequação dos vídeos, das imagens e/ou sons;
  • Identificação das fontes textuais, vídeos, imagens e sons usados;
  • Observância dos direitos de autor.

Prémio 

Os prémios serão atribuídos a Escolas do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário e, ou Profissional distinguidas pelo Júri e com maior número de menções positivas por parte do público. A Escola vencedora, em cada categoria, receberá tablets e livros para a sua biblioteca. 

As escolas premiadas serão ainda convidadas a apresentar pessoalmente os seus trabalhos na cerimónia pública de entrega dos prémios, a realizar na Fundação Calouste Gulbenkian, a 5 de junho de 2018.

Sítio Internet Prémio Escolar AEPC 2018

Regulamento

Página Facebook  

 

Edição: 26 de fevereiro de 2018