Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

"As Origens do Povo Português e do seu Fado: As Gentes e Povos da Lusitânia"

A apresentação do livro de Ilídio Araújo realizou-se no CNC, no passado dia 31 de janeiro.
A sessão foi presidida por Maria Calado, Presidente do CNC, e a apresentação da obra foi feita por Guilherme d'Oliveira Martins, Armando Coelho Ferreira da Silva e Alexandre Bettencourt.

"(...) não foram aqueles a quem os romanos chamaram impropriamente "gregos", nem aqueles a quem esses pseudogregos chamaram impropriamente "fenícios", que vieram colonizar as regiões da ocidental praia lusitana, porque era nestas que estavam situados os solares mesolíticos dos verdadeiros gregos, dórios, fenícios e kecos ou cassitas que, desde pelo menos o IV milénio aC, andaram a fundar reinos e impérios por todo o dito mundo ocidental, expandindo-se para Norte até para além do Báltico e para Oriente até às margens do Indo." 

 
Guilherme d'Oliveira Martins Presidente do Centro Nacional de Cultura entre 2003 e 2015. Professor catedrático convidado da Faculdade de Direito da Universidade Lusíada de Lisboa (2003) e do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (2008). Presidente do Tribunal de Contas entre 2005 e 2015. Membro executivo do Conselho de Administração da Fundação Gulbenkian (2015). 
Armando Coelho Ferreira da Silva - Arqueólogo e professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde se licenciou em História (1974), se doutorou no ramo de Letras, especialidade de Pré-História e Arqueologia (1987), e obteve o título de agregado em História (1994). Especializado em Proto-História, as suas obras são uma referência para o estudo da Idade do Ferro peninsular. 
Alexandre Bettencourt Adjunto do Arqtº Ilídio de Araújo no I Governo da AD. Licenciado em Engenharia Química (IST) e Letras (Paris-X). Doutorado e Agregado em Ciências do Ambiente. Professor Catedrático aposentado da Universidade de Évora.
Edição: 25 de janeiro de 2018