Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

CONCERTO DE NATAL DO CNC

O Centro Nacional de Cultura convida para o seu concerto de Natal, que terá lugar no dia 19 de dezembro, às 19h00, na Basílica dos Mártires (Chiado).
O concerto com entrada livre, conta com a participação do Coro Cantus Certus, sob a Direção do Maestro Luís Almeida.

Cantus Certus Coro do Tribunal de Contas

Luís Almeida maestro
Francisca Gomes Ferreira flautas
Estêvão Gomes Ferreira violoncelo

P R O G R A M A:

Non nobis Domine William Byrd (1543-1623)
Verbum caro factum est vilancico - anónimo (sec. XVI)
No la devemos dormir vilancico - anónimo (sec. XVI)
Salve puerule Marc-Antoine Charpentier (1645-1704)
El noi de la mare harm. de Ernest Cervera
Entrai pastores tradicional portuguesa
Bajuschki baju tradicional russa
I got a robe espiritual negro
Missa alemã – D872 Franz Schubert (1797-1828)

1. Zum Eingang
2. Zum Gloria
3. Zum Evangelium und Credo
4. Zum Offertorium
5. Zum Sanctus
6. Nach der Wandlung
7. Zum Agnus Dei
8. Schlussgesang
9. Anhang. Das Gebet des Herrn 

CANTUS CERTUS, coro do Tribunal de Contas 

Congrega um grupo de pessoas cujo entusiasmo pela música as leva a encetar este projeto que se iniciou em outubro de 2010. Integra desde Juízes Conselheiros do Tribunal de Contas até técnicos de diversas áreas da respetiva Direção-Geral de apoio. Propõe-se divulgar a Música vocal e instrumental das diversas épocas ao longo das quais o próprio Tribunal de Contas vem exercendo a sua atividade desde a Idade Média até à atualidade.

LUÍS ALMEIDA, maestro 
É mestrando em Direção Coral na Escola Superior de Música sob a orientação de Paulo Lourenço; tendo obtido o grau de licenciatura sob a orientação de Vasco Pearce de Azevedo. Apresentou no seu recital de mestrado o concerto "Liberdade" em consonância com uma perspetiva renovadora da prática de ensaio em coro. 
Em 2002 cria o ensemble vocal Capella Mundi com o qual interpretou G. Rossini, G. Fauré, Paul Hindemith, Charles Ives, Richard Rodney Bennett, Frederick Piket, H. M. Górecki, J. Tavener, dedicando especial importância à interpretação de obras de compositores portugueses como E. Carrapatoso, J. Braga Santos, F. Lopes-Graça e L. Freitas Branco. 
Entre 2010 e 2014 dirigiu o Coro da Universidade de Lisboa (CUL) e o Coro de Câmara da Universidade de Lisboa (CCUL), com os quais desenvolveu programas diversificados em termos de época e estilo. Com ambos os coros apresentou-se em concerto na Aula Magna, CCB, Salão Nobre do IST, Coliseu Micaelense dos Açores, Teatro-Cine Covilhã e Teatro-Cine Abrantes. Salientam-se ainda as participações em Festivais de Música em Portugal tais como Música em S.Roque, Cistermúsica, Lisbon Summer Choral Festival e Festival Cantemus na Hungria. 
Dirigiu entre 2006 e 2013 o Grupo Coral Vivavoz e o Coro ART. É diretor artístico do Coro de Câmara da Universidade de Lisboa desde 2010. Atualmente dirige o Coro Miosótis, o Coro EGEAC, o Cantus Certus e o EDUCantare, é membro do Ensemble Carmin'Antiqua e estuda canto com Joana Nascimento.