Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

EDGAR MORIN EM LISBOA

Foi com muita alegria que recebemos em Lisboa a visita do nosso querido amigo Edgar Morin, com o seu entusiasmo de sempre.
Vereadora Catarina Vaz Pinto entrega a Edgar Morin a medalha de Mérito Cultural da Cidade de Lisboa (Foto © Câmara Municipal de Lisboa)

A conferência que proferiu na Fundação Gulbenkian, com a sala totalmente cheia e a necessidade de encher outra sala com transmissão vídeo, foi plena de interesse e atualidade – ligando o mundo da vida, o pensamento filosófico, a compreensão do amor e da morte e a exigência de compreensão da complexidade no mundo global. A cultura da paz exige conhecimento e compreensão, bem como combate ao erro da simplificação e do imediatismo.

Com especial emoção Edgar Morin recordaria o momento em que veio pela primeira vez a Portugal, no início dos anos sessenta, a convite de António Alçada Baptista e da revista “O Tempo e o Modo”. Recordou ainda a profunda saudade que sente de João Bénard da Costa, Helena e Alberto Vaz da Silva – e a sua participação no projeto “Raiz e Utopia”. Inesperadamente, Edgar disse que ponderava seriamente a possibilidade de vir para Portugal, tão grandes e significativas são as suas relações com o mundo da língua portuguesa.