Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

Ver pela Arte :: O PROJETO

Lançado no ano letivo de 2014/2015 o programa VER PELA ARTE, possibilitou a aprendizagem de música por alunos com deficiência visual na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo, em Linda a Velha. O projeto incluiu na prática pedagógica, Formação Musical, Cultura Musical, História da Música e Cultura das Artes, Instrumento, Musicografia Braille e Classe de Conjunto.
Em 2015/2016, em parceria com a AMAC - Academia Musical Amigos das Crianças e com os alunos deficientes visuais que iniciaram em 2014/2015 esta experiência piloto, deu-se continuidade à formação musical através de aulas de instrumento e de classe de conjunto. O Coro Ver pela Arte teve, ao longo destes dois anos letivos, várias participações em concertos e espetáculos. A ACAPO manteve o apoio técnico ao projeto e a Associação Mutualista Montepio patrocinou a iniciativa.

Sendo a música uma arte acessível a todos, esta iniciativa incitou à partilha plena destes alunos com colegas de visão normal, promoveu competências sociais potenciadoras de uma cidadania plena e consciente atenuando as desigualdades no acesso à informação e à cultura.

Consulte o Manual Digital, e o filme que resumem a experiência desenvolvida no ano piloto do projeto.

Algumas notícias:

Lançamento do projeto, no Dia Mundial da Música 2014:
      Spot Rádio Renascença (1)
      Spot Rádio Renascença (2)
      Spot Rádio Renascença (3)


Ver pela Arte no site do Instituto Nacional de Reabilitação
Ver pela Arte no blogue Incluso
Ver pela Arte na Revista Louis Braille n.º 13






Coordenação Patrocínio