Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

Visita ao Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian

Em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, o Centro Nacional de Cultura associa-se à comemoração das Jornadas Europeias do Património, com uma visita ao Jardim da Fundação acompanhada pela Arquiteta Paisagista Aurora Carapinha. 

Neste dia iniciamos o novo Itinerário Gonçalo Ribeiro Telles (um projeto CNC / Grupo Pro-Évora / FCG), que nos levará pelo país aos mais importantes lugares criados por este prestigiado Arquiteto.


22 de setembro [sexta-feira] | 11h00

INSCRIÇÃO PRÉVIA OBRIGATÓRIA

Atividade gratuita | lugares limitados

Tel: 213 466 722 ou divulgacao@cnc.pt


 


 

Jornadas Europeias do Património 2017

Terão lugar nos dias 22, 23 e 24 de setembro as Jornadas Europeias do Património 2017, este ano subordinadas ao tema Património e Natureza.

Este tema pretende chamar a atenção para a importância da relação entre as pessoas, as comunidades, os lugares e a sua História, mostrando como o património e a natureza se cruzam nas suas diferentes expressões - mais urbanas ou mais rurais - e para a necessidade de preservar e valorizar esta relação, fundamental para a qualidade da vida, para a qualificação do território e para o reforço de identidades. A relação Património e Natureza pode ser uma fonte inesgotável de conhecimento, de criatividade e de recreação, e nela reside um enorme potencial para um desenvolvimento cultural, social e económico equilibrados. Pretendemos também enfatizar que esse desenvolvimento deverá ser sustentável, não comprometendo definitivamente as perspetivas de futuro; as alterações climáticas decorrentes do aquecimento global do planeta, e os epifenómenos daí decorrentes, como cheias, deslizamentos de terras e incêndios, que começam a colocar em causa a permanência de muito património construído e natural para o futuro, obrigando a alocação de muitos recursos que poderiam ser dirigidos a áreas mais carentes e urgentes.

>> Programa completo online. / Programa completo em pfd.