Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

Colóquio: Cristiano IV e o Grande Reino da Dinamarca

O colóquio com o prof. João Paulo Oliveira e Costa, terá lugar no próximo dia 26 de julho, às 17h30, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - NOVA FCSH.

Cristiano IV (1577-1648) foi rei da Dinamarca desde 1588, tendo sucedido a seu pai, Frederico II (1534-1559-1584). A sua entronização teve lugar 17 de agosto de 1596, pelo que governou pessoalmente a Dinamarca durante 52 anos e o seu reinado durou 59 anos – o mais longo da História do país. A Dinamarca era então a maior potência do Norte da Europa e dominava as Ilhas Faroe, a Noruega, a Islândia, a Gronelândia e o Sul da Suécia. Os suecos tinham recuperado a independência em 1523 e Cristiano IV sonhou com a recuperação da unidade que havia sido obtida pela União de Kalmar em 1397, mas os Suecos lograram resistir e no final da sua vida estavam a ganhar a liderança da Escandinávia. Apesar dos seus insucessos militares, Cristiano IV é um rei popular cuja obra perdura em muitos pontos da Dinamarca e é considerado como o último rei do Renascimento deste país. As suas realizações testemunham-nos precisamente um tempo de mudança e transição que contribuiu para a modernização do reino e da região. Buscar o tempo de Cristiano IV na Dinamarca permite-nos revisitar uma época fascinante ao mesmo tempo que descobrimos um país com uma História milenar sempre entrelaçada com o resto da Europa.

Quarta-feira, 26 de Julho às 17:30 - 18:30 
Auditório III - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - NOVA FCSH
Avenida de Berna, 26-C, 1069-061 Lisboa

Inscrições 
Mais informações