Home Sobre nós Serviços Novos sócios Bolsas Mecenas Contactos English Français
"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"
Helena Vaz da Silva LER BIOGRAFIA

Dialogue in the Dark

Exposição no escuro conduzida por pessoas cegas vence prémio Mariano Gago

Nesta exposição as pessoas cegas podem "ver" enquanto as pessoas com visão são "cegas", sendo uma oportunidade para "superar preconceitos, estereótipos, ignorância, evasão e insegurança".

 A acessibilidade é a possibilidade de fruição de um espaço que pode ser físico mas também do sentir, do saber e do conhecimento.

A acessibilidade é um conceito que se relaciona com os valores próprios de uma sociedade justa e evoluída.¹

O Mariano Gago ECSITE Award, prémio internacional que reconhece e distingue os projetos ligados à ciência e museus capazes de causar impacto junto da sociedade, foi criado pelo ECSITE em 2015, como homenagem ao professor e criador da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, Mariano Gago, no ano em que este faleceu.

Dialogue in the Dark (Diálogo no escuro), a exposição em que os visitantes são guiados por pessoas cegas através de ambientes diários, concebida pela empresa Dialogue Social Enterprise, de Hamburgo (Alemanha), foi o projeto distinguido na categoria Sustainable Success (Sucesso Sustentável).

Esta exposição é uma oportunidade para "superar preconceitos, estereótipos, ignorância, evasão e insegurança", explicou a organização do evento.

 

¹. FRAGOSO, Margarida (2011) – Acessibilidade e Desenvolvimento Humano . In Acessibilidade e Funcionalidade Humana. Lisboa, Fundação LIGA, p.12

Edição: 25 de junho de 2017